Levantamento da Entomofauna na cultura da pimenta de cheiro (Capsicum chinense L.) utilizando armadilha de pet colorida.
Palavras-chave:
Hortaliça, Captura, InsetosResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar a entomofauna no cultivo de pimenta de cheiro (Capsicum chinense L). O Brasil é conhecido como centro secundário de espécies doméstica de Capsicum chinense L. A pimenta de cheiro é caracterizada por pertencer à família Solanaceae e ao gênero Capsicum, tendo como centro de origem as Américas. O experimento foi realizado de maio a junho de 2018, em um cultivo de Capsicum chinense L. onde cada coleta foi composta por cinco armadilhas de garrafas pet coloridas, com as cores do arco-íris (branca, vermelha, amarela, verde, azul), com intervalos de três em três dias com cinco repetições totalizando vinte amostras correspondentes a todas as coletas, as armadilhas foram dispostas em zigue-zague distantes 3 metros uma da outra. A pesquisa foi realizada no povoado Pau D’arco município de Arapiraca, AL em uma área de 48 m². De modo geral, pode-se observar que as ordens de maior destaque em relação a todas as categorias analisadas foram diptera, coleoptera e hemíptera, já as famílias tiveram maior quantidade em relação à ordem com destaque na família muscidae com 55% de frequência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Maria Jéssica dos Santos CABRAL, Andressa Silva SANTOS, Lidilany Maria da SILVA, Lucas Francisco dos SANTOS, Rodrigo Almeida PINHEIRO, Rubens Pessoa de BARROS
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.