Diversidade biológica animal presente na serrapilheira da “área verde dom constantino luers” localizada em Arapiraca-AL
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i2.298Palavras-chave:
Fauna Urbana, Áreas Verdes, HabitatResumo
A preservação dos recursos naturais em zonas urbanas exerce um importante papel na conservação da biodiversidade e na manutenção dos ecossistemas, promovendo uma melhor qualidade de vida da população, assim como no ambiente em geral. Logo, a conservação da biodiversidade consiste em um dos maiores desafios contemporâneos devido aos elevados níveis de perturbações resultantes da ação do homem nos ecossistemas naturais. Nesse contexto, o presente estudo foi desenvolvido objetivando-se conhecer e identificar a diversidade biológica animal presente na serrapilheira da “Área Verde Dom Constantino Luers” localizada na região central de Arapiraca-Alagoas. Através do desenvolvimento da pesquisa por meio de visitas ao local, foi utilizado um transecto para delimitar o espaço onde foram coletadas a serrapilheira e posteriormente feita a análise do seu peso, assim como a identificação das espécies da fauna associadas a ela. Desse modo, foram coletados 24 insetos distribuídos nas ordens Himenoptera, Diplópode e Coleoptera. Tais indivíduos apresentaram-se quantitativamente em número reduzido devido a retirada frequente da serrapilheira, como forma de limpeza local por se tratar de um espaço público. Além disso, foram coletados 448g de serrapilheira constituída de folhas secas e galhos das árvores. Dessa maneira conclui-se que a fauna local é pouco diversificada pois a quantidade de indivíduos coletados foi reduzida, havendo assim, uma maior prevalência de formigas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Taiwane de Carvalho Santos, Edlânia Nunes dos Santos, Mariana dos Santos, Valdelice Ferreira dos Santos, Rubens Pessoa de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.