CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS NO ENTORNO DO RECURSO HÍDRICO INTERMUNICIPAL DE PERNAMBUCO: RIO CAMARAGIBE

Autores

  • MARIA ALICE DE LIRA BORGES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • ANA LÚCIA BEZERRA CANDEIAS Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v16i1.544

Palavras-chave:

Urbanização., Matriz de Causa e Efeito, População Ribeirinha

Resumo

A complexidade para gestão socioambiental em áreas naturais de rios e seu entorno quando estão localizadas em contexto da dinâmica urbana é marcada por impactos ambientais negativos. Frequentemente as diversas formas de poluições, despejo de esgoto, desmatamento de áreas ciliares proporcionam malefícios aos meios bióticos e abióticos, influenciando na saúde ambiental local e formas de sobrevivência. A mudança deste cenário requer adoções de práticas mais sustentáveis que são definidas a partir da identificação das problemáticas a nível local. Portanto, neste artigo objetivou-se caracterizar os impactos no entorno do Rio Camaragibe/PE. Rio intermunicipal (localizado em Camaragibe e Recife) que possui seu entorno totalmente urbanizado e diversos conflitos especialmente na relação à inundação e comunidades ribeirinhas. A metodologia abrangeu visitas in loco, aplicação da matriz de impactos de impactos (ou matriz de causa x efeito) e entrevistas sobre a percepção da população ribeirinha. Foram caracterizados os principais impactos provenientes do processo de urbanização e quanto a magnitude/extensão 67% foi identificada como grande. Quanto à importância: 50% adquiriram qualidade moderada e 42% significativa e em contra partida, a permanência para registro de tempo após a retirada da ação geradora do impacto o maior percentual foi curto e médio, sendo um percentual que demonstra a existência de resiliência local. Por meio das entrevistas e escuta, a população ribeirinha que reside no local também relataram a vivência com os impactos locais e informaram sugestões para gestão socioambiental da área. A pesquisa realizada trouxe também, a possibilidade de encaminhamentos para transformação local.

Downloads

Biografia do Autor

MARIA ALICE DE LIRA BORGES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada no curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Possui aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pelo Ministério de Educação (AVAMEC). Atua nas áreas de Educação Ambiental e geoprocessamento/sensoriamento remoto aplicados ao meio ambiente. Participa de maneira voluntária e em parceria com o Instituto para Redução de Riscos e Desastres Naturais (IRRD/PE) auxiliando nos mapeamentos para enfrentamento da doença COVID-19 no Estado e em outros projetos. Participou em 2019 da equipe que gerou Cartas Temáticas para UNICEF em resposta à ocorrência epidemiológica do Cólera após passagem do furacão IDAI no Malawi no ano de 2019. Ministrou cursos de mapeamento utilizando o software livre Qgis nos anos (2017-2019). Estagiou no Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da UFRPE (GEOSERE) nos anos de 2014 a 2017.

ANA LÚCIA BEZERRA CANDEIAS, Universidade Federal de Pernambuco

Sou graduada em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1987). Eu tenho Mestrado em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1992) e Ph.D. em Computação Aplicada com ênfase em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (1997). Atualmente sou Professor Associado III da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Tenho experiência em Sensoriamento Remoto, SIG e na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens (Processamento Gráfico - Gráficos), atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de imagens, morfologia matemática, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Participei do INNOVATE Project (Interplay entre o uso múltiplo de reservatórios de água via acoplamento inNOVative de ciclos de substâncias em Ecossistemas Aquáticos e Terrestres) aprovado pelo MCT e pelo Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) até 2017. Participo de projetos envolvendo processamento de imagem, detecção de erros de classificação em múltiplas imagens de sensores, geoprocessamento e geovisualização .

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

BORGES, M. A. D. L., & CANDEIAS, A. L. B. (2024). CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS NO ENTORNO DO RECURSO HÍDRICO INTERMUNICIPAL DE PERNAMBUCO: RIO CAMARAGIBE. Revista Ambientale, 16(1), 1–14. https://doi.org/10.48180/ambientale.v16i1.544