As perspectivas de aplicação de atividades matemáticas para alunos autistas: habilidades na aprendizagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.254Resumen
RESUMO: Diante de um cenário da falta de materiais adaptados para autistas e de observar a lacuna existente entre o ensino e a aprendizagem da matemática utilizando esses materiais. Diante disso, este trabalho apresenta contribuições de um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de alunos a partir da análise de como o uso de materiais didáticos adaptados, como primeiro instrumento de aprendizagem para a aquisição e abstração de conceitos no campo da matemática, resulta na aprendizagem de habilidades matemáticas para crianças autistas, visto que a ausência de metodologias adequadas ocasiona um agravante no desenvolvimento da aprendizagem desses alunos, , numa perspectiva interdisciplinar. O objetivo geral foi investigar qual a percepção que mães de crianças autistas têm sobre o ensino de habilidades matemáticas a partir da construção de materiais didáticos adaptados envolvendo uma sequência didática no processo de ensino e aprendizagem, que servirá também para auxiliar professores e alunos nas aulas de matemática. Assim, a pesquisa está norteada pela seguinte problematização: qual a concepção que as mães têm a respeito do desenvolvimento do ensino e aprendizagem dessas crianças, em relação à sequência didática aplicada direcionada ao ensino de habilidades básicas matemáticas, através de atividades adaptadas orientadas por teleatendimento? A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, com uma entrevista semiestruturada, com mães de crianças autistas. No que se refere aos resultados obtidos, as mães relatam, a partir da sua percepção das sequências didáticas que são atividades bem elaboradas, eficazes e interessantes para o processo de ensino e aprendizagem; estimulam a independência da criança e ressaltaram, ainda, que estímulos visuais são sempre muito atrativos para crianças com autismo. Enquanto pesquisadora, considero que a pesquisa de grande contribuição, pois, durante o processo, pude observar que o tipo de sequência didática proposta para o ensino dessas habilidades, a partir do olhar das mães facilita o processo de ensino, além de trazer um despertamento sobre um novo processo de ensino e aprendizagem da matemática.
Palavras-chave: Autismo. Aprendizagem significativa. Materiais adaptados, Matemática.
ABSTRACT: Faced with a scenario of lack of adapted materials for autistic people and observing the gap between teaching and learning mathematics using these materials. Therefore, this work presents contributions of a didactic resource in the teaching and learning process of students from the analysis of how the use of adapted didactic materials, as the first learning tool for the acquisition and abstraction of concepts in the field of mathematics, results in the learning of mathematical skills for autistic children, as the absence of adequate methodologies causes an aggravating factor in the development of these students' learning, in an interdisciplinary perspective. The general objective was to investigate the perception that mothers of autistic children have about the teaching of math skills from the construction of adapted teaching materials involving a didactic sequence in the teaching and learning process, which will also serve to help teachers and students in classes. math. Thus, the research is guided by the following questioning: what is the conception that mothers have about the development of teaching and learning of these children, in relation to the didactic sequence applied aimed at teaching basic mathematical skills, through adapted activities guided by teleservice? The research was characterized as a case study, from a qualitative approach, with a semi-structured interview, with mothers of autistic children. With regard to the results obtained, the mothers report, based on their perception of the didactic sequences, that they are well-designed, effective and interesting activities for the teaching and learning process; stimulate the child's independence and also highlighted that visual stimuli are always very attractive for children with autism. As a researcher, I consider the research to be of great contribution, as, during the process, I could observe that the type of didactic sequence proposed for the teaching of these skills, from the perspective of the mothers, facilitates the teaching process, in addition to bringing an awakening about a new process of teaching and learning mathematics.
Keywords: Autism. Meaningful learning. Adapted materials, Mathematics.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Amanda dos Santos Silva, Givaldo Oliveira dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.