Lógica, Filosofia e Matemática: uma análise sobre alguns paradoxos matemáticos e sua influência no ensino aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.571Resumo
RESUMO
O presente artigo representa uma análise interdisciplinar envolvendo alguns paradoxos Matemáticos, que além de estarem associados à matemática, perpassam a lógica e a filosofia. A pesquisa em questão tem como finalidade a aplicação da intuição como método falho por meio de paradoxos Matemáticos em conteúdos programático, sendo assim, demonstrando uma ferramenta metodológica voltada para o ensino aprendizagem dos educandos. Para isso, foi aplicada uma aula experimental em três turmas de Ensino Fundamental, quando realizamos uma intervenção didática seguida por uma atividade avaliativa. Ao final da intervenção foi enviado aos alunos um questionário avaliativo sobre a metodologia executada e tópicos trabalhados em sala de aula. Constatou-se que, os alunos apesar de não terem conhecimento prévio sobre alguns fundamentos e paradoxos apresentados, puderam contribuir com a aula a partir de relatos individuais e experiências próprias que fizeram ligação com o objetivo do trabalho em questão, gerando em diálogo proveitoso e uma troca de conhecimentos entre os educandos.
Palavras-chave: Lógica, Filosofia, Interdisciplinaridade.
ABSTRACT
This article represents an interdisciplinary analysis of some mathematical paradoxes, which, in addition to being associated with mathematics, permeate logic and philosophy. The research in question aims to apply intuition as a flawed method through mathematical paradoxes in syllabus, thus demonstrating a methodological tool aimed at teaching and learning of students. For this, an experimental class was applied in three elementary school classes, followed by slides consisting of photos, paradoxes and questions with the initial purpose of debate, as well as the application of a practical evaluation activity. At the end of the intervention, an evaluative questionnaire was sent to the students on the methodology used and topics worked on in the classroom. It was found that, despite not having prior knowledge about some of the fundamentals and paradoxes presented, they were able to contribute to the class based on individual reports and their own experiences that made a connection with the objective of the work in question, generating a fruitful dialogue and a exchange of knowledge among students.
Keywords: Logic, Philosophy, Interdisciplinarity.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Samila Dezinho da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.