A importância do estágio curricular supervisionado para a formação docente: relato de uma vivência na EJAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.379

Resumo

RESUMO: O respectivo relato é resultado das ações e vivências que foram perpassadas ao longo do Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), no semestre letivo de 2022.1. Este, tem por objetivo, trazer à tona algumas reflexões acerca da importância do Estágio Curricular Supervisionado para a formação docente, bem como acerca de como se deu o processo de inserção na escola campo e os desafios vivenciados na prática docente enquanto professora da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A metodologia abordada corresponde a um desdobramento da Pesquisa-ação e foram utilizados como procedimentos as vivências suscitadas a partir das ações desenvolvidas. Para dialogar com as temáticas propostas, fez-se uso dos estudos das autoras Hugues (2007), Pimenta e Lima (2017), Ostetto (2008). Para auferir, o referido relato evidencia a pertinência do Estágio Curricular Supervisionado para a formação dos licenciandos e ressalta algumas situações desafiadoras que foram experienciadas ao longo das práticas em sala de aula.

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Formação docente. Vivência.

 

ABSTRACT: The respective report is the result of actions and experiences that were permeated throughout the Supervised Curricular Internship in Youth, Adult and Elderly Education (EJAI), in the academic semester of 2022.1. This aims to bring up some reflections about the importance of the Supervised Curricular Internship for teacher training, as well as about how the process of insertion in the field school took place and the challenges experienced in teaching practice as a teacher of Youth Education, Adults and Seniors. The approached methodology corresponds to an unfolding of the Action-Research and the experiences raised from the developed actions were used as procedures. To dialogue with the proposed themes, studies by authors Hugues (2007), Pimenta e Lima (2017), Ostetto (2008) were used. In order to earn, the aforementioned report highlights the pertinence of the Supervised Curricular Internship for the training of undergraduates and highlights some challenging situations that were experienced throughout the practices in the classroom.

Keywords: Supervised internship. Teacher training. Experience.

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Biografia do Autor

Maria Dayane Martins Gonzaga, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) edição de 2018-2020. Experiência como bolsista do Programa Residência Pedagógica edição de 2020-2022. Estudante das áreas de Infâncias, Crianças e Diversidades, sendo integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos: Infâncias, Bebês e Crianças. Experiência como bolsista voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) edição de 2020 a 2022.

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Publicado

2023-03-27

Como Citar

Gonzaga, M. D. M. (2023). A importância do estágio curricular supervisionado para a formação docente: relato de uma vivência na EJAI. Revista Interseção, 4(1), 27–35. https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.379

Edição

Seção

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento