O corpo infantil e a produção cultural na escola: contribuições do currículo intercultural

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DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.250

Resumo

RESUMO

Tendo como referência à relevância da temática do corpo e produção cultural, pretendo discutir e analisar a trajetória histórica e social do corpo e as formas e meios que esse corpo se adentra ao ambiente escolar no contexto da modernidade. As discussões sobre o corpo no ambiente escolar ocorrerá compreendendo o corpo não somente na vertente de assimilador/reprodutor da Cultura hegemônica, mas produtor de Cultura. Nesse sentindo, o presente estudo aborda o corpo como elemento produtor e ressignificador da Cultura na escola, especificamente na Educação Infantil por meio de práticas pedagógicas norteadas pelo currículo intercultural. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado uma pesquisa teórica qualitativa com levantamento de produções bibliográficas de pesquisadores da área como Arenhart (2015), Corsaro (2011), Candau (2008, 2016), Costa e Neira (2016), Moreira e Candau (2008), Silva (2001, 2010) entre outros. É urgente a discussão sobre a produção cultural corporal no espaço escolar, espaço este que historicamente proporcionou a visibilidade da Cultura eurocêntrica/hegemônica e em detrimento silenciou e subalternizou a Cultura e os corpos de integrantes dos grupos considerados minoritários como os negros, os índios e os ciganos.  Sendo assim é necessário que ocorram mudanças, algumas sutis e outras impactantes, que visam à superação do modelo tradicional de ensino para uma educação intercultural que valorize o corpo e suas diversas vertentes.

 

 

Palavras-chave: Cultura. Ensino. Educação Infantil. Educação intercultural.

 

ABSTRACT

With reference to the relevance of the body and cultural production, I intend to discuss and analyze the historical and social trajectory of the body and the ways and means that this body enters the school environment in the context of modernity. Discussions about the body in the school environment will take place comprising the body not only in terms of assimilating / reproducing hegemonic culture, but also producing Culture. In this sense, the present study approaches the body as a producer and a resignifier of Culture at school, specifically in Early Childhood Education through pedagogical practices guided by the intercultural curriculum. For the development of the study, a qualitative theoretical research was carried out with a survey of bibliographic productions by researchers in the area such as Arenhart (2015), Corsaro (2011), Candau (2008, 2016), Costa and Neira (2016), Moreira and Candau (2008), Silva (2001, 2010) among others. There is an urgent need to discuss cultural body production in the school space, a space that historically provided the visibility of Eurocentric / hegemonic culture and, to the detriment, silenced and subordinated Culture and the bodies of members of groups considered minority such as blacks, Indians and gypsies. Therefore, it is necessary that changes take place, some subtle and others impacting, aimed at overcoming the traditional teaching model for a intercultural education that values ​​the Body and its various aspects.

 

Keywords: Culture. Teaching. Child education. Intercultural education.

 

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Publicado

2021-07-18

Como Citar

Fernandes, A. F. P. (2021). O corpo infantil e a produção cultural na escola: contribuições do currículo intercultural. Revista Interseção, 2(1), 33–44. https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.250