FORMAÇÃO DE JOVENS DOCENTES NO CONTEXTO DE UMA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.540Palavras-chave:
formação docente inicial, educação escolar indígena, autorreflexão, diários reflexivosResumo
Com o objetivo geral de refletir sobre a formação docente no contexto de um curso de licenciatura intercultural indígena, este artigo se insere no debate mais amplo sobre a importância da reflexão e da autorreflexão no contexto da formação de professores indígenas no Brasil. Como fonte primária, utilizamos os diários reflexivos e os relatórios de estágio supervisionado elaborados por duas estudantes da graduação em Geografia do polo Sertão do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Estadual de Alagoas (CLIND/UNEAL). Além disso, discutimos teoricamente sobre a formação docente à luz do debate sobre reflexão e autorreflexão no contexto do estágio supervisionado. Em linhas gerais, avaliamos como pertinentes as pesquisas que colocam essas novas gerações de jovens docentes indígenas em formação para pensar sobre seu percurso formativo e sobre o desafio de ser professor nas escolas públicas brasileiras em geral, em especial no contexto da educação escolar indígena.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Erica Danieli de Lima Santos, Girlaine Gomes Oliveira, Leônidas de Santana Marques
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.