FORMAÇÃO DE JOVENS DOCENTES NO CONTEXTO DE UMA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA

Autores/as

  • Erica Danieli de Lima Santos Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Girlaine Gomes Oliveira Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Leônidas de Santana Marques Universidade Federal de Alagoas (UFAL) https://orcid.org/0000-0002-6714-4039

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.540

Palabras clave:

formação docente inicial, educação escolar indígena, autorreflexão, diários reflexivos

Resumen

Com o objetivo geral de refletir sobre a formação docente no contexto de um curso de licenciatura intercultural indígena, este artigo se insere no debate mais amplo sobre a importância da reflexão e da autorreflexão no contexto da formação de professores indígenas no Brasil. Como fonte primária, utilizamos os diários reflexivos e os relatórios de estágio supervisionado elaborados por duas estudantes da graduação em Geografia do polo Sertão do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Estadual de Alagoas (CLIND/UNEAL). Além disso, discutimos teoricamente sobre a formação docente à luz do debate sobre reflexão e autorreflexão no contexto do estágio supervisionado. Em linhas gerais, avaliamos como pertinentes as pesquisas que colocam essas novas gerações de jovens docentes indígenas em formação para pensar sobre seu percurso formativo e sobre o desafio de ser professor nas escolas públicas brasileiras em geral, em especial no contexto da educação escolar indígena.

Biografía del autor/a

Erica Danieli de Lima Santos, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha(2010). Atualmente é Auxiliar de Serviços Educacionais da Prefeitura Municipal de Pariconha. Tem experiência na área de Geografia.

Girlaine Gomes Oliveira, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Dr. José Eduardo Vieira Raduan(2017). Tem experiência na área de Geografia. 

Leônidas de Santana Marques, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio na School of Global Studies da University of Sussex (Reino Unido). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi coordenador de área do PIBID Pedagogia (2014) e coordenador de gestão do PIBID/Campus do Sertão (2014-2018). Foi coordenador do curso de Pós-graduação lato sensu em Educação no Semiárido (2016-2018). É pesquisador dos Grupos GEPAR (Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional), GCEG (Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia) e NUAGRARIO (Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais) da UFAL, GPECT (Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais) da UFS e do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia da Universidade de São Paulo (LERGEO/USP). É professor bolsista no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Geografia (CLIND/UNEAL). É membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Aracaju. Tem trabalhado principalmente com: educação do campo; metodologia do ensino de geografia; formação docente; teorias do desenvolvimento; Estado e políticas públicas.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

de Lima Santos, E. D., Gomes Oliveira, G. ., & Marques, L. de S. (2023). FORMAÇÃO DE JOVENS DOCENTES NO CONTEXTO DE UMA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 2(2), 56–68. https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.540

Número

Sección

Dossiê Temático (Re)existências indígenas no Brasil Republicano

Categorías