As Corridas do Umbu na Aldeia Katokinn

Autori

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.435

Parole chiave:

Cansanção. Dança. Resistência. Ritual.

Abstract

O estudo tem como objetivo descrever as Corridas do Umbu, um dos principais rituais praticados na aldeia dos Katokinn, no município de Pariconha, Alagoas, Nordeste brasileiro, abordando os seus significados e a sua importância para a afirmação étnica e elemento fundamental no processo de reconhecimento da referida etnia. Pretende-se identificar, como essa atividade é descrita, percebida e expressada, atualmente, por algumas lideranças. A metodologia foi pautada na pesquisa qualitativa, revisão de literatura etnográfica em autores como: Amorim (2010), Barreto (2010), Batalha (2017) e Peixoto (2018), trabalho de campo: pesquisa e observação participante, realização de entrevistas com algumas lideranças femininas. O resultado da pesquisa aponta para uma fragilização discursiva das entrevistadas, se opondo ao que ocorre na prática. Concluindo que enquanto lideranças, praticantes e conhecedoras do Ritual e principais responsáveis por sua execução ao longo dos anos, ao falarem dele, seus relatos não correspondem ao que fazem e representam.

Biografie autore

Letícia Alves Valentim, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Aluna de graduação da Licenciatura Intercultural Indígena-CLIND-AL, em Pedagogia, na Universidade
Estadual de Alagoas- UNEAL. É secretária escolar na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, na
Aldeia Katokinn, onde exerce papel fundamental nos rituais do seu povo

José Adelson Lopes Peixoto, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Professor Titular na Universidade Estadual de Alagoas, leciona as disciplinas de Antropologia Cultural, Metodologia da Pesquisa de Campo, Técnica e Pesquisa em História e Os Índios na História. Coordena o Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas - GPHIAL e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em História - CLIND-AL. É Doutor (2018) e Pós doutor em Ciências da Religião (2020) Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em Antropologia (2013 - Universidade Federal da Paraíba - UFPB), Mestre em Ciência da Educação (Universidade Internacional de Lisboa - UIL). Especialista em Programação do Ensino de História (Universidade de Pernambuco - UPE), Licenciado em História (UNEAL). Tem experiência na área de História, com ênfase em História indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos indígenas, história oral, identidade, imagem e memória. Atuou como Pesquisador de Campo na Concórdia University of Edmonton (Canadá) com o projeto: For a Greater Enchantment: Memories, lmagery, Music, and Rituals of the Xucuru-Kariri from Palmeira dos lndios, Brazil, foi professor e coordenador pedagógico na educação básica, na rede pública e privada. É autor e organizador de livros, autor de capítulos de livros e de vários artigos científicos, publicados em revistas especializadas. Coordenou o subprojeto de Iniciação a Docência PIBID na área de História e o PIBIC sobre documentação e memória.

Pubblicato

2023-02-28

Come citare

Alves Valentim, L. ., & Lopes Peixoto, J. A. (2023). As Corridas do Umbu na Aldeia Katokinn. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 2(1), 56–70. https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.435

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático (Re)existências indígenas no Brasil Republicano

Categorie