O MUSEU XUCURUS DE HISTÓRIA, ARTES E COSTUMES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL
DOI :
https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.336Mots-clés :
Ensino de História. História Local. Povo Xukuru-Kariri.Résumé
Com esse artigo, pretendemos refletir sobre os desafios e possibilidades de uso do Museu Xucurus de História, Artes e Costumes, instituição localizada em Palmeira dos Índios/AL, enquanto um recurso didático de auxílio no estudo da história local. Desse modo, buscamos analisar a instituição museológica como um lugar de memória, percebendo os múltiplos discursos e intencionalidades que o moldam, apontando possibilidades de teorizações e metodologias aplicáveis ao uso do museu como lugar de memória e de estudo/ensino da história. Nosso estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, ancorada em leituras sobre museus, ensino de história, estudos/ensino de história local e discussões sobre a história e memória de Palmeira dos Índios. Para tanto, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos de autores como; Chagas (2009), Meneses (1994), Nora (1997), Oliveira (2016), Torres (1973), Barbosa (2006), Peixoto (2019), dentre outros.
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2022-01-21 (4)
- 2022-01-21 (2)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Catégories
Licence
(c) Tous droits réservés Brunemberg da Silva Soares 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.