O MUSEU XUCURUS DE HISTÓRIA, ARTES E COSTUMES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.336

Palabras clave:

Ensino de História. História Local. Povo Xukuru-Kariri.

Resumen

Com esse artigo, pretendemos refletir sobre os desafios e possibilidades de uso do Museu Xucurus de História, Artes e Costumes, instituição localizada em Palmeira dos Índios/AL, enquanto um recurso didático de auxílio no estudo da história local. Desse modo, buscamos analisar a instituição museológica como um lugar de memória, percebendo os múltiplos discursos e intencionalidades que o moldam, apontando possibilidades de teorizações e metodologias aplicáveis ao uso do museu como lugar de memória e de estudo/ensino da história. Nosso estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, ancorada em leituras sobre museus, ensino de história, estudos/ensino de história local e discussões sobre a história e memória de Palmeira dos Índios. Para tanto, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos de autores como; Chagas (2009), Meneses (1994), Nora (1997), Oliveira (2016), Torres (1973), Barbosa (2006), Peixoto (2019), dentre outros.

Publicado

2022-01-02 — Actualizado el 2022-01-21

Versiones

Cómo citar

da Silva Soares, B. . (2022). O MUSEU XUCURUS DE HISTÓRIA, ARTES E COSTUMES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 1(1), 62–77. https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.336