INFLUÊNCIA DO DESGASTE DE PONTAS DE PULVERIZAÇÃO NA APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v16i2.569Palavras-chave:
cobertura, uniformidade, tecnologia de aplicaçãoResumo
As pontas de pulverização são componentes essenciais nos equipamentos de pulverização utilizados na agricultura, sendo responsáveis pela distribuição e cobertura uniforme dos defensivos na cultura, e a seleção das pontas de pulverização está diretamente ligada ao alvo/produto. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de pontas de pulverização, novas e com poucas horas de uso, a uniformidade de distribuição e taxa de cobertura. Para isso, foram realizados testes de campo utilizando diferentes pontas novas e desgastadas. Os resultados obtidos indicam que o tipo de ponta de pulverização aliado ao desgaste influenciou os parâmetros de uniformidade e cobertura na aplicação, tendo maiores valores de DMV, D0.9, D0.1 e porcentagem de cobertura quando se utilizou a ponta BD 11004 usado, em relação às demais pontas testadas e a BD 11004 nova, o que acarretou em menor risco de deriva para aquela ponta. O DMN também foi um parâmetro influenciado pelo tipo de ponta e uso, tendo apresentado maiores valores quando se utilizou a ponta ADIA 04 usada, em relação à demais pontas e a ADIA 04 nova. Na média das pontas de pulverização, houve aumento nos parâmetros, DMV, D0.9, D0.1 quando se utilizou pontas usadas, mas sem influenciar a porcentagem de cobertura. Conclui-se, portanto, que é essencial monitorar e substituir as pontas de pulverização desgastadas conforme houver necessidade, garantindo uma aplicação eficiente e mais econômica de defensivos agrícolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 VALERIA S IZABRALDE , CASSILA LUIZA V GRAAUW, Sálvio Napoleão Soares Arcoverde, JACKELINE MATOS DO NASCIMENTO, Mateus Luiz Secretti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.