Avaliação da qualidade na aplicação com pulverizador terrestre e drone de aplicação t20p
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v17i1.616Palavras-chave:
densidade de gotas., papel hidrosensivel., Dji AgrasResumo
A tecnologia de aplicação é a utilização dos conhecimentos científicos que proporcionem a correta colocação do produto biologicamente ativo no alvo. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de aplicação entre o Pulverizador Terrestre e o Drone nos três terços na planta de soja. Utilizou-se para as aplicações o drone Agras T20 P e o Uniport Jacto 2500, equipado com bico rotativo (drone) e ponta de pulverização ART 80° cone vazio. O ensaio foi conduzido em blocos casualizados em arranjo fatorial 3x3, com três taxas de aplicação (20, 80 e 100) e três terços da cultura da soja (superior, médio e inferior) que se encontrava no estádio R6. Foram utilizados papeis hidrossensíveis para avaliar a distribuição da pulverização. Efetuada as aplicações os dados climáticos foram medidos e armazenados, posteriormente os papéis colhidos foram escaneados pelo DopScope. Os dados foram submetidos à análise de variância, considerando as diferentes posições da planta, e comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Ocorreu uma homogeneidade em relação aos terços da planta na área coberta, no DMN, na amplitude, no DV 0,1, no volume, no potencial, no DMV, no DV 0,9. Não houve diferença significativa entre os tratamentos, a via de aplicação Drone se sobressaiu pelo fato de não conter amassamento na área aplicada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Gustavo Saldanha Gabriel, Thiago Mino Barbosa, Sálvio Napoleão Soares Arcoverde, Jackeline Matos do Nascimento, Mateus Luiz Secretti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.