GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO INICIAL DO TRIGO SOB DOSES DE FÓSFORO ASSOCIADAS À CONTAMINAÇÃO POR CROMO
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v16i1.561Palavras-chave:
Triticum aestivum, Metal pesado, Nutrição mineral, Estresse abióticoResumo
A contaminação ambiental dos solos por metais pesados é uma realidade com o crescimento da população mundial e o aumento do descarte dos mais variados tipos de resíduos. O objetivo com o presente estudo foi avaliar a germinação e o crescimento inicial de plântulas de trigo submetidas à combinação de doses de P com doses de Cr em solução nutritiva. Para tanto, o experimento foi conduzido em delineamento em blocos completos casualizados em esquema fatorial contendo três doses de P (0,1; 1,0 e 1,9 mmol L-1) combinadas a quatro doses de Cr (0,0; 0,5; 1,0 e 1,5 mmol L-1), em quatro repetições. As variáveis analisadas foram: altura de plântulas, percentual de germinação, massa fresca da parte aérea e das raízes. Não foram encontradas diferenças significativas para a interação. A ausência de P no meio de cultivo aumentou a emissão de raízes pelas plantas, expresso pelo aumento da massa fresca de raízes nesta condição. O Cr reduz o crescimento das plântulas de trigo, com redução na altura, no percentual de germinação, na massa fresca da parte aérea e das raízes. Há necessidade de estudos mais aprofundados para avaliar a interação entre o P e o Cr no crescimento de plantas tropicais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Janine Mesquita Gonçalves, Lara Bernardes da Silva Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.