GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO INICIAL DO TRIGO SOB DOSES DE FÓSFORO ASSOCIADAS À CONTAMINAÇÃO POR CROMO
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v16i1.561Parole chiave:
Triticum aestivum, Metal pesado, Nutrição mineral, Estresse abióticoAbstract
A contaminação ambiental dos solos por metais pesados é uma realidade com o crescimento da população mundial e o aumento do descarte dos mais variados tipos de resíduos. O objetivo com o presente estudo foi avaliar a germinação e o crescimento inicial de plântulas de trigo submetidas à combinação de doses de P com doses de Cr em solução nutritiva. Para tanto, o experimento foi conduzido em delineamento em blocos completos casualizados em esquema fatorial contendo três doses de P (0,1; 1,0 e 1,9 mmol L-1) combinadas a quatro doses de Cr (0,0; 0,5; 1,0 e 1,5 mmol L-1), em quatro repetições. As variáveis analisadas foram: altura de plântulas, percentual de germinação, massa fresca da parte aérea e das raízes. Não foram encontradas diferenças significativas para a interação. A ausência de P no meio de cultivo aumentou a emissão de raízes pelas plantas, expresso pelo aumento da massa fresca de raízes nesta condição. O Cr reduz o crescimento das plântulas de trigo, com redução na altura, no percentual de germinação, na massa fresca da parte aérea e das raízes. Há necessidade de estudos mais aprofundados para avaliar a interação entre o P e o Cr no crescimento de plantas tropicais.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Categorie
Licenza
Copyright (c) 2024 Janine Mesquita Gonçalves, Lara Bernardes da Silva Ferreira
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.