Biocombustíveis: uma revisão sobre o panorama histórico, produção e aplicações do biogás
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v14i2.371Palavras-chave:
Bioenergia, Metano, ResíduosResumo
A dependência global em relação aos combustíveis fósseis como fonte de energia vem gerando preocupações diante dos elevados índices de poluição ambiental e sua característica não renovável. Fontes alternativas renováveis e promissoras de energia, como o biogás, têm sido amplamente estudadas e discutidas na busca de um futuro mais sustentável. Este trabalho revisa as perspectivas de produção dos biocombustíveis, com foco especial no biogás. O presente estudo é então, um trabalho de revisão que busca definições que esclarecem sobre os processos de produção de biogás, esclarecendo quais as matérias-primas podem ser utilizadas, bem como sua composição e utilizações no mercado. Conforme apresentado nesta revisão, o biogás apresenta-se como uma alternativa viável de energia renovável e sustentável para a crescente demanda mundial por energia, encontrando-se em constante expansão de produção. Ainda, essa revisão salienta que a aplicação de tecnologias para purificação do biogás permite a utilização deste biocombustível como fonte energética de excelente qualidade oportunizando a redução do consumo de gás natural, minimizando a dependência dos combustíveis fósseis, contribuindo para o balanço energético global e reduzindo significativamente as emissões dos gases de efeito estufa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Victória Huch Duarte, Marlon Valentini, Gabriel Borges dos Santos, Willian Cezar Nadaletti, Bruno Muller Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.