Avaliação da qualidade da Lagoa Mirim por meio de métodos estatísticos e índice de violação
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i1.264Palavras-chave:
IQA, anova, Teste de Tukey, Comparações múltiplasResumo
Os rios, lagos e lagoas sempre foram fundamentais para a vida humana. Para fazer a avaliação e o monitoramento da qualidade da água muitos autores têm utilizado ferramentas estatísticas e índices de qualidade. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo avaliar o índice de violação e o índice de qualidade da água da Lagoa Mirim, bem como utilizar ferramentas estatísticas de comparação múltipla para melhor entender a qualidade desse recurso hídrico. Com base nos resultados pode-se demonstrar que apenas houve variabilidade significativa, no que tange a qualidade da água, entre dois pontos de monitoramento. Ou seja, de forma geral, esse corpo hídrico sofre as mesmas pressões naturais ou antrópicas. No que concerne ao índice de violação, a Lagoa Mirim apresentou diversos pontos com alto percentual de violação dos limites de certos parâmetros de qualidade definidos pela legislação vigente, mostrando que essa lagoa vem sofrendo alterações devido a atividades antrópicas desenvolvidas no seu entorno. Logo, o desenvolvimento de ações de preservação dessa bacia hidrográfica se faz necessário, a fim de garantir a qualidade da água e a conservação dos processos ecológicos e das comunidades aquáticas dessa lagoa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2021 Marlon Heitor Kunst Valentini , Gabriel Borges dos Santos, Henrique Sanchez Franz, Bruno Müller Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.