Diagnóstico da arborização urbana do município de São Luís do Quitunde-AL
Palavras-chave:
Arborização urbana, diversidade de espécies, fitogeografiaResumo
O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar a composição florística do ambiente urbano do município de São Luiz do Quitunde, AL e contribuir para definir futuras diretrizes de planejamento para arborização das ruas e praças do município. A metodologia empregada consistiu, basicamente, no levantamento e freqüência de todos os indivíduos vegetais arbóreos existentes. Para tanto, foram percorridas todas as ruas da cidade, preenchendo-se uma planilha de levantamento com informações referentes às ruas e praças. A coleta de dados compreendeu o período de março a dezembro de 2009, verificando-se a ocorrência de 179 indivíduos, pertencentes a 10 famílias e 17 espécies, destes 44,29
% do número de indivíduos arbóreos estão concentrados nas praças. A espécie encontrada com maior freqüência foi Ficus benjamina com 68,16%, enquanto que a família Leguminosae foi a mais representativa com 41,7 % das espécies levantadas. O estudo também revelou que 70,59 % da flora são de origem exótica, enquanto 29,41% são nativas da flora brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Esmeralda Aparecida Porto LOPES, Izailton de Oliveira SANTOS, Rui Barbosa Correia de AMORIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.