Levantamento quali-quantitativo de indivíduos subarbustivos, arbustivos e arbóreos presentes no campus II da Universidade Estadual de Alagoas.

Autores

  • Rodolpho Ornitz Oliveira SOUZA
  • Ida Vanderlei TENÓRIO
  • Erivânia Virtuoso Rodrigues FERREIRA
  • Camila Chagas CORREIA
  • Wellyngton Chaves Monteiro SILVA

Palavras-chave:

Flora, Sistemática, Dendrometria, Dendrologia

Resumo

As atividades antrópicas, como expansão das cidades, estão modificando bruscamente a vegetação. Algumas cidades possuem projetos de arborização de áreas de convivência e lazer. Sendo a universidade um espaço de convivência, o projeto de arborização deve abrangê-la. Visando a problemática do desconhecimento das espécies que constituem o extrato vegetal do Campus II – Santana do Ipanema, da Universidade Estadual de Alagoas, este trabalho objetivou realizar o levantamento quali-quantitativo das espécies arbóreas, arbustivas e subarbustivas presentes na instituição. Foram levantados 173 espécimes, distribuídos em duas divisões (Angiospermae e Gminospermae), 19 famílias botânicas, 31 gêneros e 31 espécies. Quanto a origem, 111 espécimes são exóticos (64,16%) e os outros 62 (35,84%) espécimes nativos da caatinga. O campus apresenta maior frequência (17,91%) para a espécie Acerola (Malphigia glabra L.) e menor frequência (0,57%) para espécies como o Cambará (Gochnatia polimorfa (Less.) Cabrea). A vegetação do local apresenta estatura média, com 117 (67,63%) indivíduos estimados com altura até 3,5m. Os demais, 36 chegam a 2 metros de altura (20,80%) e apenas 20 chegam a mais 3,5 metros (11,57%). Os caules apresentaram médias entre 25,4 e 5,4 cm de diâmetro, com valores máximos de 63,4 cm e mínimos de 1,3 cm. O Índice de diversidade é alto e foi calculado através da quantidade de espécies e do número de indivíduos levantados, equivalendo a 13,40. A universidade possui uma pequena área ocupada pela vegetação estudada, sendo que a Índice de abundância é de 0,00173 indivíduos por metro quadrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

SOUZA, R. O. O., TENÓRIO, I. V., FERREIRA, E. V. R., CORREIA, C. C., & SILVA, W. C. M. (2014). Levantamento quali-quantitativo de indivíduos subarbustivos, arbustivos e arbóreos presentes no campus II da Universidade Estadual de Alagoas . Revista Ambientale, 5(2), 42–52. Recuperado de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/66