Explorando ‘The Black Cat’ de Poe: uma abordagem pluralista de leitura literária nas aulas de língua inglesa para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.48179/revext.v8i1.530Palavras-chave:
Short Story. Leitura Literária. Estratégias Pedagógicas.Resumo
Este artigo descreve uma experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP), através do projeto do núcleo de língua inglesa. Os participantes foram estudantes do Ensino Médio e utilizamos o gênero “short story”, em aulas de língua inglesa, com destaque para o conto “The Black Cat”, de Edgar Allan Poe. O objetivo do projeto foi promover uma compreensão aprofundada do texto, analisando elementos narrativos e literários e adotando uma perspectiva pluralista de leitura. O artigo fundamenta-se na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2000), nas concepções de letramento ficcional e letramento literário (ZAPPONE; NASCIMENTO, 2019). Além disso, explora elementos da narrativa literária, na perspectiva de Tomachevsky (1973). Nesse sentido, apresentamos o impacto das Estratégias pedagógicas (ZABALA, 1998), seguindo as orientações da BNCC (2017), bem como o impacto dessa abordagem no desenvolvimento das habilidades dos alunos. Portanto, esta pesquisa destaca a importância da literatura na formação de leitores críticos e reflexivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Verônica Tavares Neves Cardoso, Fabiana Carvalho Santos, Fabiana Carvalho Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.