Explorando ‘The Black Cat’ de Poe: uma abordagem pluralista de leitura literária nas aulas de língua inglesa para o ensino médio

Autores

  • Maria Verônica Tavares Neves Cardoso Uneal
  • Fabiana Carvalho Santos Universidade Estadual de Alagoas -Uneal
  • Fabiana Carvalho Santos Universidade Estadual de Alagoas -Uneal

DOI:

https://doi.org/10.48179/revext.v8i1.530

Palavras-chave:

Short Story. Leitura Literária. Estratégias Pedagógicas.

Resumo

Este artigo descreve uma experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP), através do projeto do núcleo de língua inglesa. Os participantes foram estudantes do Ensino Médio e utilizamos o gênero “short story”, em aulas de língua inglesa, com destaque para o conto “The Black Cat”, de Edgar Allan Poe. O objetivo do projeto foi promover uma compreensão aprofundada do texto, analisando elementos narrativos e literários e adotando uma perspectiva pluralista de leitura. O artigo fundamenta-se na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2000), nas concepções de letramento ficcional e letramento literário (ZAPPONE; NASCIMENTO, 2019). Além disso, explora elementos da narrativa literária, na perspectiva de Tomachevsky (1973). Nesse sentido, apresentamos o impacto das Estratégias pedagógicas (ZABALA, 1998), seguindo as orientações da BNCC (2017), bem como o impacto dessa abordagem no desenvolvimento das habilidades dos alunos. Portanto, esta pesquisa destaca a importância da literatura na formação de leitores críticos e reflexivos.

Biografias Autor

Fabiana Carvalho Santos, Universidade Estadual de Alagoas -Uneal

Graduanda do  8º período do curso de Letras Inglês da Uneal, campus III, participou do PRP-Programa de Residência pedagógica como residente. 

Fabiana Carvalho Santos, Universidade Estadual de Alagoas -Uneal

Graduanda do  8º período do curso de Letras Inglês da Uneal, campus III, participou do PRP-Programa de Residência pedagógica como residente. 

Publicado

2024-10-09

Como Citar

Tavares Neves Cardoso, M. V., Carvalho Santos, F. ., & Carvalho Santos, F. . (2024). Explorando ‘The Black Cat’ de Poe: uma abordagem pluralista de leitura literária nas aulas de língua inglesa para o ensino médio. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 8(1). https://doi.org/10.48179/revext.v8i1.530