O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE
Palavras-chave:
Escola, Estudantes, Professores, TEA, UniversidadeResumo
A construção da práxis docente é um processo plurifacetado e desafiador, pois, este, encontra-se vinculado diretamente à construção e reconstrução contínua da prática de ensino. Desse modo, faz-se necessário que este processo construtivo se inicie no lócus do saber: Universidade. Seguindo esse viés, a participação dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal/Campus I em um projeto de extensão denominado ABC do Trate desenvolvido em parceria com o Espaço de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo – Espaço Trate, localizado no município de Arapiraca –AL tem como uma de suas propostas estimular e desenvolver a formação docente, por meio da alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista- TEA. As ações desenvolvidas neste projeto assume um papel relevante e justifica a sua importância, considerando que os estudantes terão a oportunidade de obter mais conhecimentos relacionados a prática educacional frente as atividades realizadas com as crianças que apresentam esse transtorno. Assim, o trabalho tem como objetivos: analisar as contribuições promovidas pelo projeto ABC do Trate na construção da práxis docente dos estudantes do curso de Pedagogia e, ainda, investigar as adaptações nas atividades pedagógicas que os estudantes utilizaram para trabalhar com as crianças com TEA. Na metodologia fizemos uma pesquisa bibliográfica e de campo, com enfoque qualitativo. Para a obtenção dos dados utilizamos uma entrevista semiestruturada com três bolsistas voluntárias do projeto de extensão. Os resultados mostraram que, o referido projeto proporcionou as licenciandas a oportunidade de desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem e possibilitou que as mesmas realizassem um contraponto dos saberes teóricos obtidos no transcorrer das aulas no âmbito universitário e dos conhecimentos práticos que foram postos em execução no perpassar do período de permanência das mesmas no supracitado projeto. Destacam-se, assim, as contribuições obtidas, através do projeto para a construção da práxis docente dos estudantes.
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