A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Autores

  • Girlenis da Silva BATISTA
  • Rita de Cácia Santos SOUZA

Palavras-chave:

Concepções, .Educação Infantil, Formação docente

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da formação de professoras na educação infantil e das concepções sobre o cuidar e educar, pois se acredita que elas contribuem para entender as especificidades do ser professor e sua atuação docente. E foi a partir desse pressuposto que surgiu o interesse das autoras em pesquisar a temática. Tendo como objetivo analisar as concepções dos docentes acerca da formação de professores de educação infantil e as relações e interfaces do cuidar e educar como perspectiva para a prática pedagógica na primeira fase do ensino fundamental. Neste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada a partir de autores que discutem o tema proposto e, pesquisa de campo com a participação de quatro professoras da rede pública de ensino no município de São Sebastião- AL, através de entrevista semiestruturada e um questionário contendo oito questões. Os resultados nos mostraram que as professoras compreendem que, o papel da educação infantil é bem claro: educar e cuidar. Em relação às práticas pedagógicas a pesquisa nos mostrou a necessidade de formação continuada que possa dar suporte às demandas que o cotidiano escolar apresenta. Concluímos então, que as concepções e práticas de professores precisam ser redimensionadas e que a formação docente é um caminho que, embora pareça óbvio, ainda está distante do seu dever.

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

BATISTA, G. da S. ., & SOUZA, R. de C. S. . (2017). A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 2(1), 223–239. Recuperado de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135