Etnozoologia e educação ambiental como ferramenta para a conservação dos animais
Palavras-chave:
zoologia, ecologia, educação ambientalResumo
A educação ambiental promove na formação de cidadãos conscientes, atribuídos a defender nossa biodiversidade. Observa-se que em várias regiões do Brasil, existe uma aceitação negativa com diversos animais e cada vez mais os animais estão perdendo seu habitat natural. Esse trabalho teve como objetivo aplicar a etnozoologia e educação ambiental como ferramenta na conservação dos animais. Estudo realizado com alunos da rede pública, com idade entre 13 a 15 anos, durante os meses de setembro a novembro de 2018. O método de coleta de dados foi um questionário antes e após as palestras e oficinas pedagógicas sobre “A extinção e suas consequências”, “Revisando cadeia alimentar e nicho ecológico”, “Biodiversidade e Conservação das serpentes de Alagoas”, “A importância dos anfíbios”, “Conhecendo o universo das aves e suas importâncias” e “Curiosidades e diferenças entre Tartaruga, Jabuti e Cágado”. De acordo com os resultados, os alunos após a intervenção com a palestra e todas as explicações necessárias que viabilizasse o desenvolvimento do aprendizado, tiveram um rendimento significativo, com 94% de acertos e 6% de erros. Conclui-se que a educação ambiental deve ser trabalhada diariamente em todos os níveis escolares e construir um elo com o meio ambiente. As pessoas precisam entender que não existe organismo vivo que não desempenha alguma função em nosso planeta, portanto, a melhora do convívio entre os seres humanos e os demais animais, pode contribuir para a conservação e proteção da biodiversidade, consequentemente salvar as espécies da extinção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Jéssika Silva de LIMA, Crislanny Melo de OLIVEIRA, José Danilo da SILVA, João Marcos de Assis ROZENDO, Rubens Pessoa BARROS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.