O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Um relato de experiência

Autores

  • Tamires Rayane da Silva Alves
  • Isabelle Cristina Santos Magalhães Magalhães
  • Isabelle Maria Magalhães Paiva
  • Jaqueline dos Santos Ferro
  • Rubens Pessoa de Barros
  • Josefa Betânia Vilela Costa

DOI:

https://doi.org/10.48179/revext.v4i2.163

Palavras-chave:

Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência

Resumo

O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Como Citar

Alves, T. R. da S. ., Magalhães, I. C. S. M., Paiva, I. M. M. ., Ferro, J. dos S. ., Barros, R. P. de ., & Costa, J. B. V. . (2019). O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 4(2), 1–12. https://doi.org/10.48179/revext.v4i2.163

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)