Análise descritiva dos índices de evasão nos cursos da área de exatas de licenciatura na Universidade Estadual de Alagoas - Campus Palmeira dos Índios
DOI:
https://doi.org/10.48179/revext.v8i1.531Palavras-chave:
Educação Superior, Evasão, Ciências Exatas, UNEALResumo
A pesquisa investiga a problemática da evasão no ensino superior brasileiro, destacando seu impacto particularmente acentuado em cursos de licenciatura na área de exatas. Utilizando uma abordagem quantitativa, a coleta de dados foi conduzida por meio do Sistema Acadêmico da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) no campus III. Os resultados revelaram variações significativas nas taxas de evasão ao longo dos anos em cursos de Licenciatura em Química e Matemática. Além disso, foi observada a possibilidade de imprecisões nos registros do sistema acadêmico, ressaltando a necessidade de manter a integridade e a precisão dos dados. O estudo analisou estatísticas das taxas de evasão para ambos os cursos, concluindo que a evasão é um fenômeno multifacetado, exigindo investigações mais aprofundadas para compreender suas causas subjacentes. A pesquisa enfatiza a importância de aprimorar a qualidade das informações disponíveis, a fim de abordar eficazmente as raízes desse desafio. Esta análise fornece uma contribuição significativa para a compreensão e enfrentamento desse problema complexo na UNEAL- Campus III, apresentando recomendações bem como destacando a necessidade de políticas e estratégias educacionais mais eficazes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Milton Perceus Santos de Melo, Wellington, Samuel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.