O ensino de ciências e a peça teatral “heróis da ciência”: olhares dos estudantes com necessidades educacionais especiais
DOI:
https://doi.org/10.48179/revext.v6i2.183Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Arte. Teatro. Ensino Médio.Resumo
RESUMO - O ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental no contexto da compreensão do mundo e dos fenômenos naturais. Nesse sentido, o ensino das Ciências busca proporcionar a efetiva formação crítica dos cidadãos, possibilitando a construção de evidências, elaboração de argumentos, na contra-argumentação, elaboração de teorias alternativas, e para a refutação. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar: como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, contribui ou limita a compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limites da peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA”, na compreensão de conteúdos de Ciências da Natureza (Química), por estudantes com NEE. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa, com aplicação de questionários antes e após a peça de teatro científico, realizada no mês de outubro de 2019, em uma escola pública estadual, localizada em Palmeira dos Índios – AL. Diante dos resultados apresentados, foi visto que os estudantes reconhecem a necessidade de atividades diversificadas para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, e, especificamente da tabela periódica, além de possibilitar, por meio da peça a ampliação das aprendizagens dos mesmos sobre a química
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anderson Gomes dos Santos, Samara Cavalcanti da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.