Educação para o envelhecimento na Educação Básica: (in)visibilidade e desafios para sua implementação
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.283Resumo
RESUMO
A população brasileira com idade acima de 60 anos tem crescido a cada dia. Todavia a inclusão da temática educação para o envelhecimento ainda tem se constituído um grande desafio, principalmente na formação dos educadores. Este artigo propõe a trazer algumas reflexões sobre os desafios da implementação de uma educação para o envelhecimento na educação básica fundamentada na Lei nº 10.741/2003 que dispõe sobre o estatuto do idoso. A metodologia da pesquisa é bibliográfica e infográfica fundamentada na legislação brasileira que trata desta temática na política nacional da pessoa idosa, no estatuto do idoso e na legislação educacional, especificamente, a lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9394/96. A pesquisa supracitada evidencia que um dos fatores da ausência da educação para o envelhecimento pode ser entendida, não como a falta de legislação que trate da temática, pois o artigo 22 do estatuto do idoso, Lei nº 10.741/2003, já sinaliza para a inserção de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito sobre a velhice, mas sim, infere-se a necessidade de inclusão nos processos formativos dos educadores.
Palavras-chave: Educação, Envelhecimento, Legislação.
ABSTRACT
The Brazilian population over the age of 60 years has grown every day. However, the inclusion of the theme education for aging still constitutes a great challenge, especially in the training of educators. This article proposes to bring some reflections on the challenges of implementing an education for aging in basic education based on Law No. 10.741/2003, which provides for the statute of the elderly. The research methodology is bibliographic and infographic based on Brazilian legislation that deals with this theme in the national policy on the elderly, on the statute of the elderly and on educational legislation, specifically, the law of guidelines and bases for national education, nº 9394/96. The aforementioned research shows that one of the factors in the absence of education for aging can be understood, not as the lack of legislation dealing with the issue, as article 22 of the statute of the elderly, Law No. 10.741/2003, already signals for inclusion content aimed at the aging process, respect and appreciation of the elderly, in order to eliminate prejudice about old age, but yes, it is inferred the need for inclusion in the training processes of educators.
Keywords: Education, Aging, Legislation.
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