Reflexões sobre pesquisas em torno das políticas e projetos de educação do/no campo: história, concepções e resultados
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.278Abstract
RESUMO
Este artigo tem como foco fazer uma análise sobre resultados de trabalhos e reflexões em torno de políticas, programas e práticas educativas de Educação do/no Campo no Brasil e no Estado de Alagoas. Neste sentido o objetivo geral deste trabalho consiste em realizar reflexões acerca de pesquisas que apresentam práticas educativas, políticas e projetos de Educação do/no campo, suas concepções e resultados. Em termos de objetivos específicos pretende-se analisar à luz dos dispositivos legais de documentos oficiais e de Alagoas sobre as políticas de Educação do Campo; realizar um levantamento bibliográfico em torno de três trabalhos acadêmicos de autores nacionais e de pesquisadores em Alagoas; perceber avanços e limites nos cenários cientificamente investigados. Para tanto, buscamos utilizar uma metodologia de cunho qualitativo do tipo Interpretativista. Bortoni-Ricardo (2008), com base em uma revisão bibliográfica em Santos (2019), Barros (2019); e Molina e Rocha (2014). O aporte teórico fundamenta-se nos pressupostos de Haddad (2012), Souza (2008), Caldart (2012), Resolução Normativa Nº 040/2014 – CEE/AL, dentre outros autores que aprofundam a discussão acerca da história da Educação do/no campo e os documentos e Resoluções que se fizeram presentes no surgimento das escolas do campo, dado um enfoque maior no Estado de Alagoas. Como resultados apresentamos que, apesar de uma preocupação em reflexões e pesquisas acerca de estudos na área, o conflito pela manutenção e garantia das políticas de Educação do campo apresenta-se como constante luta, sobretudo no âmbito da permanência das políticas de acesso e na formação de professores.
Palavras-chave: Educação do Campo. Políticas Públicas. História. Concepções.
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