Literatura infantojuvenil na escola: um espaço para formar leitores
DOI :
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.267Résumé
RESUMO
O trabalho buscou por meio de uma análise das respostas dadas ao questionário investigar como vem sendo desenvolvida a leitura Infantojuvenil na sala de aula, uma vez que o contato com essa literatura é um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem no que se refere a formar leitores e pensando nesse valioso recurso que é a leitura literária para despertar as várias habilidades e conhecimentos dos alunos que se buscou conhecer melhor a maneira como são tratados na sala de aula entre os docentes e discentes. O nosso trabalho teve o objetivo de investigar os motivos que levam os alunos a demonstrarem pouco interesse e contato com os textos literários. Os autores como: Colomer – (2007), Freire – (2011), Lajolo –(2000), Coelho – (2000), foram utilizados como referências para o embasamento teórico. É fundamental para o desenvolvimento dos alunos o trabalho com a literatura infantojuvenil e com isso poder dialogar com os conteúdos do currículo, sendo assim uma forma de poder buscar novos conhecimentos que possam levar a uma reflexão sobre o papel das nossas escolas nos dias atuais, pois sabemos que é preciso conhecer o todo para falar do meio, sendo que a escola precisa pensar globalmente para formar o aluno para atuar na sociedade. Diante do que foi percebido sobre a forma de contato e a utilização da literatura infantojuvenil na escola Izabel Moura de Andrade mediante as respostas no questionário dos 36 alunos do 6º ano, ou precisamente na sala de aula, não deixa dúvidas de que precisa necessariamente de uma mudança nas práticas pedagógicas com esse meio tão importante para o desenvolvimento do ser humano que é a literatura.
Palavras-chaves: leitura literária, sala de aula, reflexão.
ABSTRACT
The work sought, through an analysis of the answers given to the questionnaire, to investigate how children's reading in the classroom has been developed, since the contact with this literature is an important resource for the teaching learning process in terms of training readers and thinking about this valuable resource that is the literary reading to awaken the various skills and knowledge of the students sought, better understand the way they are treated in the classroom between teachers and students. Our work aimed to investigate the reasons that lead students to show little interest and contact with literary texts. The authors such as: Colomer - (2007), Freire - (2011), Lajolo - (2000), Coelho - (2000), were used as references for the theoretical basis. It is fundamental for the development of the students to work with the literature on children and adolescents and with this, to be able to dialogue with the contents of the curriculum, thus being a way of being able to seek new knowledge that can lead to a reflection on the role of our schools in the present day, because we know that we must know the whole to talk about the environment, and the school must think globally to train the student to act in society. In light of what was perceived about the contact form and the use of the juvenile literature in the Izabel Moura de Andrade school through the answers in the questionnaire of the 36 students of the 6th grade, or precisely in the classroom, it leaves no doubt that it necessarily needs a change in pedagogical practices with this medium so important for the development of the human being that is literature.
Keyword: literary reading, classroom, reflection.
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