A escola do campo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.426

Abstract

A escola do campo, por vezes, é tão pequena na estrutura, maior na beleza externa e na força do povo nela habitar, que planta, cuidar e cultiva, dá para vê no olhar de cada ser nela habitar que de lutar em lutar, de grão em grão do litoral ao sertão que alimentar o povão.

 

A educação do campo é construída num espaço de lutas oriunda de um dívida histórica social, que nessa prosa deve-se considerar e valorizar o homem do campo, com suas raízes na base camponês, que debaixo do sol e da chuva incessante, se faz feliz por alimentar sua gente, dai já faz nova plantação com esse mesmo chão.

 

A escola do campo é junção de multisseriada, com tanta meninada! E os professorares que vem de legá-las de distância semeando sonhos e cultivo direitos. Na educação do campo vive dias de lutas, para chegar nos dias de glórias, porque sem batalha não há vitória, sendo assim, a escola tem um papel fundamental nas mudanças que precisam ser efetivadas na realidade do campo.

 

Com tanta coisa boa que tem no campo, uma das melhores é a possibilidades de dinamiza as condições sociais existentes, enquanto projeto de mundo, de homem/mulher e de sociedade, viva a resistência de todos aqueles fazem deste cenário um lugar de educação.

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Autor/innen-Biografie

Susanne Messias de Farias, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa. Especialista em Psicopedagogia Institucional com ênfase em Educação Infantil e Educação Especial. Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria EAD. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestre em Dinâmicas Territoriais e Cultura pela Universidade Estadual de Alagoas. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa. Graduada em Agronomia na Universidade Federal de Alagoas. Possui Magistério pela Escola Estadual de Educação Básica Prof. Pedro de França Reis. No âmbito do ensino, Professora no curso de Pedagogia , Formadora Educacional .Atua em projetos voltados a Pedagogia Humanizada. No âmbito social ,Cuidadora Social em Abrigo no Município de Arapiraca-AL. Terapeuta Holística em Formação. Escritora, publicou três livrou: Pedagogia Humanizada:Atuação do Pedagogo em espaços não escolares; Coletânea Os Desafios da Atuação do Pedagogo e As Contribuições dos Saberes e Práticas Pedagógicas no Processo de Ensino Aprendizagem. Publicou crônicas em coletâneas e antologias. Membro da União Brasileira de Escritores- UBE e Sócio Honorário da Academia Arapiraquense de Letras- ACALA.

Veröffentlicht

2023-03-27

Zitationsvorschlag

Farias, S. M. de. (2023). A escola do campo. Revista Interseção, 4(1), 151. https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.426