Transformação Educacional através do Ensino Híbrido (B-learning): o papel da Tecnologia na Educação
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.607Resumo
RESUMO
Este estudo examina as práticas que contribuem para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino, destacando a importância de modelos como o ensino híbrido (B-learning), que combinam ambientes presenciais e virtuais para criar uma experiência de aprendizagem interativa e personalizada. A pesquisa utiliza uma abordagem bibliográfica para analisar as metodologias educacionais mais relevantes e propor diretrizes pedagógicas que respeitem os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem dos estudantes. Além disso, busca contribuir para a construção de uma pedagogia distinta para o ensino híbrido, que possa ser aplicada no contexto das escolas brasileiras. O objetivo é promover práticas educacionais que sejam adaptadas às realidades diversificadas do Brasil, facilitando a inclusão digital e o desenvolvimento de competências para a cidadania digital.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, ensino híbrido, pedagogia, inclusão digital.
ABSTRACT
This study examines practices that contribute to the effective use of Information and Communication Technologies (ICT) in education, highlighting the importance of innovative models such as hybrid learning (B-learning), which combine in-person and virtual environments to create a more interactive and personalized learning experience. The research uses a bibliographic approach to analyze the most relevant educational methodologies and propose pedagogical guidelines that respect different student learning rhythms and styles. Furthermore, it aims to contribute to the construction of a distinct pedagogy for hybrid learning that can be applied in the context of Brazilian schools. The objective is to promote innovative educational practices that are adapted to the diverse realities of Brazil, facilitating digital inclusion and the development of essential competencies for digital citizenship.
Keywords: Information and Communication Technologies, hybrid learning, pedagogy, digital inclusion.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dorimar Leal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.