Dialogicidade no universo escolar: o abuso sexual contra crianças e prática docente em Maribondo/AL
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.265Resumo
RESUMO
O artigo traz analise sobre os impactos do abuso sexual contra crianças de Maribondo/AL e como esta anomalia influencia na vida estudantil deste público, no seu processo de aprendizagem. Verifica a atuação dos professores no sentido de identificar os relativos acontecimentos, seus vínculos com o conselho tutelar e os CRAS. É uma abordagem dos processos legais e revisão da literatura e dos conceitos afins. Constitui-se, portanto, em estudo da dialogicidade da escola com a criança e com entidades diretamente responsáveis pelo combate ao delito em questão. Aponta o aperfeiçoamento de políticas públicas como ferramenta na redução destas ocorrências e no amparo das vitimas. Constata-se que os principais abusadores são da própria casa onde mora a criança ou são pessoas muito próximas e por isto eles/elas ficam sempre receosas de comunicar o ocorrido e sentem-se envergonhas com sentimento de culpa. Quanto à metodologia, trata-se um estudo de cunho quanti-qualitativo; na coleta de informações foram aplicados questionários, entrevistas e acessou-se fonte documental nas escolas, no conselho tutelar e no CRAS. Tem como fim ser um contributo à amenização dos prejuízos à vida escolar destes iniciantes no mundo estudantil e alertar os profissionais docentes sobre o problema, para de algum modo, reduzir ou inibir eventuais abusos.
Palavras-chave: Abuso sexual infantil. Dialogicidade. Políticas Públicas. Docente.
ABSTRACT
The article analyzes the impacts of sexual abuse against children in Maribondo/AL and how this anormaly influences the student’s life in this audience in their learning process, it verifies the role of teachers in order to identifying the relative events, their links with the tutelary council and the CRAS. It is an approach to legal processes and a review of the literature and related concepts. Therefore, it constitutes a study of the school's dialogicity with the child and with directly responsible entities for combating the crime in question. It points to the improvement of public policies as a tool in the reduction of these occurrences and in the protection of victims. It appears that the main abusers are from the house where the child lives or are people very close of them, that is why they are always afraid to report what happened and feel ashamed with guilt. As for the methodology, this is a quantitative and qualitative study, in the collection of information, questionnaires and interviews were applied and a documentary source was accessed in schools, in the tutelary council and in CRAS. It aims to be a contribution to mitigate the damage to school life of these beginners in the student world and alerting teaching professionals about the problem, to somehow reduce or inhibit any abuse.
Keywords: Child sexual abuse. Dialogicity. Public policy. Teacher.
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