ENCANTAMENTO E REPRESENTAÇÃO

Flechamento do Umbu e Puxada do Cipó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.345

Palavras-chave:

Etnografia, Trabalho de Campo, Ritual, Umbu

Resumo

Ensaio fotográfico resultante de trabalho de campo, de cunho etnográfico,durante o Ritual de Flechamento do Umbu e Puxada do Cipó, realizado na Aldeia Indígena Jiripankó, situada no município de Pariconha, no Alto Sertão de Alagoas.

Biografias Autor

José Adelson Lopes Peixoto, Uneal

Professor Titular na Universidade Estadual de Alagoas. Coordena o Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas - GPHIAL e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em História - CLIND-AL. É Doutor (2018) e Pós doutor em Ciências da Religião (2020) Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em Antropologia (2013 - Universidade Federal da Paraíba - UFPB), Mestre em Ciência da Educação (Universidade Internacional de Lisboa - UIL). Especialista em Programação do Ensino de História (Universidade de Pernambuco - UPE), Licenciado em História (UNEAL). Tem experiência na área de História, com ênfase em História indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos indígenas, história oral, identidade, imagem e memória. A É autor e organizador de livros, autor de capítulos de livros e de vários artigos científicos, publicados em revistas especializadas. Coordena o subprojeto de Iniciação a Docência PIBID na área de História e o PIBIC sobre documentação e memória.

Tércio Santos de Souza, UNEAL

Graduando em História, na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Campus III, Palmeira dos índios. Membro do Grupo de Pesquisas em História indígena de Alagoas - GPHIAL.

Vinícius Alves de Mendonça, UNEAL

Graduando em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e membro do Grupo de Pesquisa em História Indígena de Alagoas (GPHIAL). Atuou como monitor em disciplinas ministradas no Curso de História da UNEAL, foi bolsista no Programa Residência Pedagógica (2019-2020), voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2019-2020) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (2018-2019), além de estagiário na Secretaria do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - CLIND (2020-2021). Desde 2017, desenvolve pesquisas entre populações indígenas em Alagoas, principalmente junto aos povos do Alto Sertão, estudando suas religiões, histórias e representações culturais. Trabalha com as seguintes temáticas: memória, representação, pesquisa de campo e Teoria da História. É autor de capítulos de livros e artigos, publicados em revistas especializadas e anais de eventos científicos

Publicado

2022-01-02

Como Citar

Lopes Peixoto, J. A., Souza, T. S. de, & Mendonça, V. A. de . (2022). ENCANTAMENTO E REPRESENTAÇÃO: Flechamento do Umbu e Puxada do Cipó. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 1(1), 118–125. https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.345