ENCANTAMENTO E REPRESENTAÇÃO

Flechamento do Umbu e Puxada do Cipó

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.345

Mots-clés :

Etnografia, Trabalho de Campo, Ritual, Umbu

Résumé

Ensaio fotográfico resultante de trabalho de campo, de cunho etnográfico,durante o Ritual de Flechamento do Umbu e Puxada do Cipó, realizado na Aldeia Indígena Jiripankó, situada no município de Pariconha, no Alto Sertão de Alagoas.

Bibliographies de l'auteur-e

José Adelson Lopes Peixoto, Uneal

Professor Titular na Universidade Estadual de Alagoas. Coordena o Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas - GPHIAL e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em História - CLIND-AL. É Doutor (2018) e Pós doutor em Ciências da Religião (2020) Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em Antropologia (2013 - Universidade Federal da Paraíba - UFPB), Mestre em Ciência da Educação (Universidade Internacional de Lisboa - UIL). Especialista em Programação do Ensino de História (Universidade de Pernambuco - UPE), Licenciado em História (UNEAL). Tem experiência na área de História, com ênfase em História indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos indígenas, história oral, identidade, imagem e memória. A É autor e organizador de livros, autor de capítulos de livros e de vários artigos científicos, publicados em revistas especializadas. Coordena o subprojeto de Iniciação a Docência PIBID na área de História e o PIBIC sobre documentação e memória.

Tércio Santos de Souza, UNEAL

Graduando em História, na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Campus III, Palmeira dos índios. Membro do Grupo de Pesquisas em História indígena de Alagoas - GPHIAL.

Vinícius Alves de Mendonça, UNEAL

Graduando em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e membro do Grupo de Pesquisa em História Indígena de Alagoas (GPHIAL). Atuou como monitor em disciplinas ministradas no Curso de História da UNEAL, foi bolsista no Programa Residência Pedagógica (2019-2020), voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2019-2020) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (2018-2019), além de estagiário na Secretaria do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - CLIND (2020-2021). Desde 2017, desenvolve pesquisas entre populações indígenas em Alagoas, principalmente junto aos povos do Alto Sertão, estudando suas religiões, histórias e representações culturais. Trabalha com as seguintes temáticas: memória, representação, pesquisa de campo e Teoria da História. É autor de capítulos de livros e artigos, publicados em revistas especializadas e anais de eventos científicos

Téléchargements

Publié-e

2022-01-02

Comment citer

Lopes Peixoto, J. A., Souza, T. S. de, & Mendonça, V. A. de . (2022). ENCANTAMENTO E REPRESENTAÇÃO: Flechamento do Umbu e Puxada do Cipó. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 1(1), 118–125. https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.345