O IMAGINADO E O CONHECIDO

notas sobre a temática indígena no universo escolar

Autori

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.342

Parole chiave:

Ensino, Imagem, Interpretação, Preconceito

Abstract

O objetivo deste trabalho é evidenciar algumas perspectivas imagéticas que foram cotidianamente construídas sobre os indígenas desde a chegada dos europeus ao Brasil, no século XVI e como tais imagens circulam na sala de aula da Educação Básica. Para a realização da pesquisa bibliográfica foram utilizados autores como (ALMEIDA, 2010) sobre o lugar dos índios na história, (POMPA, 2011) sobre a presença indígena no Nordeste, (VIEIRA, 2017) com a questão identidade enquanto ressignificação cultural, (AMORIM, 2017) abordando a resistência e a ressurgência indígena no Alto Sertão alagoano. Para fins de percepção das diferenças entre a abordagens teóricas e a prática na sala de aula, realizamos entrevistas com estudantes de nível médio e superior, através de plataformas digitais de comunicação (WhatsApp) o que possibilitou elencar distintas abordagens sobre o indígena nos livros didáticos e nas práticas discursivas dos professores.

Pubblicato

2022-01-02

Come citare

Augusto Silva, L., & José Adelson Lopes. (2022). O IMAGINADO E O CONHECIDO: notas sobre a temática indígena no universo escolar. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 1(1), 33–44. https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.342