OS POVOS INDÍGENAS E O ENSINO

(re)conhecendo sociodiversidades na educação para as relações étnico-raciais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.329

Mots-clés :

povos indígenas. Educação. Sociodiversidade. Ensino

Résumé

Ressaltamos a importância fundamental de abordar os povos indígenas na Educação para as Relações Étnico-Raciais, no reconhecimento dos direitos das sociodiversidades existentes em nosso país. Somos chamados para contribuir na construção de uma sociedade justa, solidária e plural, e no atual momento político diante do amplamente denunciado racismo estrutural, com as diversas formas de preconceitos e discriminações, se faz urgente e necessário garantir as conquistas sociais na Constituição Federal aprovada em 1988, como também as políticas públicas nas legislações posteriores. A partir de uma abordagem crítica do ensino enfatizando a atualidade, a sociodiversidade e a participação dos indígenas nos processos históricos na História do Brasil, contribuindo para compreensão sobre os protagonismos dos povos indígenas nas (des)continuidades históricas

Téléchargements

Publié-e

2022-01-02

Comment citer

Silva, E. (2022). OS POVOS INDÍGENAS E O ENSINO: (re)conhecendo sociodiversidades na educação para as relações étnico-raciais. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 1(1), 04–19. https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.329