O Museu Xucurus de História, Artes e Costumes como recurso didático para o ensino de história sobre Palmeira dos Índios/AL
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.425Palabras clave:
Ensino de história, História Local, povo Xukuru-KaririResumen
Com esse artigo, pretendemos refletir sobre os desafios e possibilidades de uso do Museu Xucurus de História, Artes e Costumes, instituição localizada em Palmeira dos Índios/AL, enquanto formador de recursos didáticos para auxiliar e facilitar a compreensão do que a historiografia tem conceituado como “estudo da história local”. Desse modo, a partir de diálogos com outras áreas do conhecimento científico, buscamos analisar a instituição museológica citada como um lugar de memórias, percebendo os múltiplos discursos e intencionalidades que o moldam, apontando possibilidades de teorizações e metodologias aplicáveis ao uso do museu como produtor de conhecimentos e de estudos aplicáveis no(s) ensino(s) de História. Salientamos que nossas reflexões foram realizadas a partir de pesquisas documentais e bibliográficas, ancoradas em leituras sobre museus, ensino de história, estudos/ensino de história local e em discussões sobre História e memória em Palmeira dos Índios. Para tanto, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos de autores como: Ramos (2004), Chagas (2009), Meneses (1994), Nora (1997), Oliveira (2016), Torres (1973), Barbosa (2006), Peixoto (2019), dentre outros. Espera-se, portanto, que os estudos sobre as instituições museológicas e o cotidiano escolar suscitem outros debates historiográficos, considerando as atuações de atores que foram subalternizados nos arranjos sociais locais, como os indígenas Xukuru-Kariri, por exemplo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 Brunemberg Silva Soares, José Adelson Lopes Peixoto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.