INDIGENOUS CHILDREN IN THE SOUTHERN PROVINCE OF BAHIA IN THE 19TH CENTURY

notes for a history of indigenous children in the extreme south of Bahia

Authors

  • Jilnete Silva Santos Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas - BA
  • Paulo de Tassio Borges da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.495

Keywords:

History, Indigenous Children, South of the Province of Bahia, Nineteenth century period

Abstract

The present research has as reference the attempt to compose a history of indigenous children in what is now the current Far South of Bahia, in the composition of complex plots of what was the life of indigenous children in the 19th century in the south of the Province of Bahia, contributing to fill gaps and gaps in the studies of children and childhood in this region. Thus, we adopted a documentary analysis methodology in an evidentiary way, noting that the presence of indigenous children in what is now the current Far South of Bahia was intensely marked in processes of agency and resistance. Absences and gaps were taken as problematic in this study, being addressed with the following guiding questions: To what extent have absences and gaps in historiographical studies on indigenous children contributed to the perpetuation of prejudice and racism in what is now the Far South of Bahia? How can the construction of a history of indigenous children contribute to the construction of public policies for children and childhood? The work has the following objectives: a) to research the presence of indigenous children in the 19th century in the south of the Province of Bahia; b) analyze the circulation of indigenous children (kurukas) in the 19th century in what is now the extreme south of Bahia. As a methodological path in the elucidation of the problems and delimited objectives, the work operates with a qualitative approach, using document analysis, as well as the use of photographs and other images, operating with elements of ethnoprintography.

Author Biographies

Jilnete Silva Santos, Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas - BA

Sou professora concursada da rede pública do município de Teixeira de Freitas desde 2000, com atuação na Docência da Educação Básica há 20 anos, passando também por escolas privadas num período de 10 anos consecutivos. Atuação como coordenadora pedagógica em todos os segmentos na extensão, de acordo à necessidade da rede municipal, em anos alternados, com uma experiência mais ou menos de dez anos. Experiência de 01 ano na Gestão Escolar como diretora da Escola Municipal Gilberto da Silva Cardoso Aut 070 Doc.60/2016 de 06.052016. Possuo graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com atuação na disciplina de História nos anos finais da rede municipal em extensão em 2020; Pós Graduada em 2020 em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-Campus X; Especialista em Educação Infantil pela UNEB-Campus X, experienciando a sala de aula e a coordenação pedagógica na EI. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015). Experiência como formadora em curso de formação para professores da Educação Básica - PACTO- Pacto Nacional pela Alfabetização Certa (PNAIC), com ênfase em Linguagem, Educação Matemática e Ciências no período de 2013/2016. Fui membra da comissão de conselheiros do CME da educação básica de Teixeira de Freitas/2015-2016. Hoje sou conselheira municipal de educação, eleita pelo segmento de professores 2019-2021. Membro do Sindicato APLB, categoria de professores.Tenho interesse por pesquisas nas seguintes áreas: Educação Infantil, ensino de história, formação de professores (as), infâncias, crianças, relações étnico-raciais, gêneros, sexualidades, história de crianças negras e indígenas e inclusão. s - BA.

Paulo de Tassio Borges da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Pedagogia: Docência e Gestão dos Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional - UFRJ e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Fez o Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com o projeto "Ficções de itinerários de pesquisa em Educação Escolar Indígena", tendo a supervisão de Elizabeth Macedo. Compõe o grupo de pesquisa "Currículo, Cultura e Diferença" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e é coordenador do grupo de pesquisa "Currículo, Diferença e Formação de Professorxs" da Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB. É professor adjunto do Departamento de Educação (DED) de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no Magistério Guarani, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais - PPGER/UFSB, professor convidado na Licenciatura Intercultural Indígena - Prolind/UFES de 2015-2022, tendo experiência docente nas áreas de Pedagogia e Licenciaturas, bem como na formação inicial e continuada de professores (as) indígenas. Atua especificamente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, interculturalidade, revitalização linguística, diferença, currículo, gênero, sexualidades, crianças e infâncias. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no GT de Currículo e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Ministrou formação sobre políticas curriculares para a Educação Escolar Indígena no Instituto Nacional para la Educación de los adultos/Secretaría de Educación Pública do México (2017), discutindo especificamente o desenvolvimento de currículos e materiais educativos para populações que falam língua indígena, em contribuição ao desenvolvimento do Modelo Indígena Bilíngue de oferta educativa para a Educação Básica da população indígena maior de 15 anos. Participou como bolsista da Fulbright na expedição de pesquisa e reconstrução do acervo do Museu Nacional/UFRJ (2019) no Smithsonian Center for Folklife and Cultural Heritage (CFCH), atuando em pesquisas sobre línguas indígenas do Nordeste brasileiro, catalogação e revitalização de línguas indígenas.

Published

2023-12-30

How to Cite

Silva Santos, J., & Borges da Silva, P. de T. (2023). INDIGENOUS CHILDREN IN THE SOUTHERN PROVINCE OF BAHIA IN THE 19TH CENTURY: notes for a history of indigenous children in the extreme south of Bahia. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 2(2), 23–39. https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.495

Issue

Section

Dossiê Temático (Re)existências indígenas no Brasil Republicano

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