CRIANÇAS INDÍGENAS NO SUL DA PROVÍNCIA DA BAHIA OITOCENTISTA:

notas para uma história das crianças indígenas no Extremo Sul Baiano

Autores

  • Jilnete Silva Santos Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas - BA
  • Paulo de Tassio Borges da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.495

Palavras-chave:

História, Crianças Indígenas, Sul da Província da Bahia, Período Oitocentista

Resumo

A presente pesquisa tem como referência a tentativa de compor uma história das crianças indígenas no que é hoje o atual Extremo Sul Baiano, na composição de tramas complexas do que foi a vida de crianças indígenas no período Oitocentista do Sul da Província da Bahia, contribuindo no preenchimento de vácuos e lacunas nos estudos das crianças e infâncias nessa região. Assim, adotamos uma metodologia de análise documental de forma indiciária, constatando que a presença de crianças indígenas no que hoje é o atual Extremo Sul Baiano foi marcada de maneira intensa em processos de agenciamentos e resistências. As ausências e lacunas foram tomadas como problemáticas desse estudo, sendo encaminhadas com as seguintes questões norteadoras: Em que medida as ausências e as lacunas de estudos historiográficos sobre crianças indígenas têm contribuído na perpetuação de preconceitos e racismos no que hoje é o Extremo Sul Baiano? Como a construção de uma história das crianças indígenas podem contribuir com a construção de políticas públicas para as crianças e infâncias? O trabalho tem como objetivos: a) pesquisar a presença de crianças indígenas no período Oitocentista no Sul da Província da Bahia; b) analisar a circulação de crianças indígenas (kurukas) no período Oitocentista no que hoje é o Extremo Sul Baiano. Como caminho metodológico na elucidação das problemáticas e objetivos delimitados, o trabalho opera com a abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental, bem com uso de fotografias e outras imagens, operando com elementos da etnoprintgrafia.

Biografia do Autor

Jilnete Silva Santos, Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas - BA

Sou professora concursada da rede pública do município de Teixeira de Freitas desde 2000, com atuação na Docência da Educação Básica há 20 anos, passando também por escolas privadas num período de 10 anos consecutivos. Atuação como coordenadora pedagógica em todos os segmentos na extensão, de acordo à necessidade da rede municipal, em anos alternados, com uma experiência mais ou menos de dez anos. Experiência de 01 ano na Gestão Escolar como diretora da Escola Municipal Gilberto da Silva Cardoso Aut 070 Doc.60/2016 de 06.052016. Possuo graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com atuação na disciplina de História nos anos finais da rede municipal em extensão em 2020; Pós Graduada em 2020 em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-Campus X; Especialista em Educação Infantil pela UNEB-Campus X, experienciando a sala de aula e a coordenação pedagógica na EI. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015). Experiência como formadora em curso de formação para professores da Educação Básica - PACTO- Pacto Nacional pela Alfabetização Certa (PNAIC), com ênfase em Linguagem, Educação Matemática e Ciências no período de 2013/2016. Fui membra da comissão de conselheiros do CME da educação básica de Teixeira de Freitas/2015-2016. Hoje sou conselheira municipal de educação, eleita pelo segmento de professores 2019-2021. Membro do Sindicato APLB, categoria de professores.Tenho interesse por pesquisas nas seguintes áreas: Educação Infantil, ensino de história, formação de professores (as), infâncias, crianças, relações étnico-raciais, gêneros, sexualidades, história de crianças negras e indígenas e inclusão. s - BA.

Paulo de Tassio Borges da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Pedagogia: Docência e Gestão dos Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional - UFRJ e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Fez o Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com o projeto "Ficções de itinerários de pesquisa em Educação Escolar Indígena", tendo a supervisão de Elizabeth Macedo. Compõe o grupo de pesquisa "Currículo, Cultura e Diferença" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e é coordenador do grupo de pesquisa "Currículo, Diferença e Formação de Professorxs" da Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB. É professor adjunto do Departamento de Educação (DED) de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no Magistério Guarani, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais - PPGER/UFSB, professor convidado na Licenciatura Intercultural Indígena - Prolind/UFES de 2015-2022, tendo experiência docente nas áreas de Pedagogia e Licenciaturas, bem como na formação inicial e continuada de professores (as) indígenas. Atua especificamente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, interculturalidade, revitalização linguística, diferença, currículo, gênero, sexualidades, crianças e infâncias. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no GT de Currículo e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Ministrou formação sobre políticas curriculares para a Educação Escolar Indígena no Instituto Nacional para la Educación de los adultos/Secretaría de Educación Pública do México (2017), discutindo especificamente o desenvolvimento de currículos e materiais educativos para populações que falam língua indígena, em contribuição ao desenvolvimento do Modelo Indígena Bilíngue de oferta educativa para a Educação Básica da população indígena maior de 15 anos. Participou como bolsista da Fulbright na expedição de pesquisa e reconstrução do acervo do Museu Nacional/UFRJ (2019) no Smithsonian Center for Folklife and Cultural Heritage (CFCH), atuando em pesquisas sobre línguas indígenas do Nordeste brasileiro, catalogação e revitalização de línguas indígenas.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Silva Santos, J., & Borges da Silva, P. de T. (2023). CRIANÇAS INDÍGENAS NO SUL DA PROVÍNCIA DA BAHIA OITOCENTISTA: : notas para uma história das crianças indígenas no Extremo Sul Baiano. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 2(2), 23–39. https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.495

Edição

Seção

Dossiê Temático (Re)existências indígenas no Brasil Republicano

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