O Museu Xucurus de História, Artes e Costumes como recurso didático para o ensino de história sobre Palmeira dos Índios/AL
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.425Palavras-chave:
Ensino de história, História Local, povo Xukuru-KaririResumo
Com esse artigo, pretendemos refletir sobre os desafios e possibilidades de uso do Museu Xucurus de História, Artes e Costumes, instituição localizada em Palmeira dos Índios/AL, enquanto formador de recursos didáticos para auxiliar e facilitar a compreensão do que a historiografia tem conceituado como “estudo da história local”. Desse modo, a partir de diálogos com outras áreas do conhecimento científico, buscamos analisar a instituição museológica citada como um lugar de memórias, percebendo os múltiplos discursos e intencionalidades que o moldam, apontando possibilidades de teorizações e metodologias aplicáveis ao uso do museu como produtor de conhecimentos e de estudos aplicáveis no(s) ensino(s) de História. Salientamos que nossas reflexões foram realizadas a partir de pesquisas documentais e bibliográficas, ancoradas em leituras sobre museus, ensino de história, estudos/ensino de história local e em discussões sobre História e memória em Palmeira dos Índios. Para tanto, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos de autores como: Ramos (2004), Chagas (2009), Meneses (1994), Nora (1997), Oliveira (2016), Torres (1973), Barbosa (2006), Peixoto (2019), dentre outros. Espera-se, portanto, que os estudos sobre as instituições museológicas e o cotidiano escolar suscitem outros debates historiográficos, considerando as atuações de atores que foram subalternizados nos arranjos sociais locais, como os indígenas Xukuru-Kariri, por exemplo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Brunemberg Silva Soares, José Adelson Lopes Peixoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.