O Museu Xucurus de História, Artes e Costumes como recurso didático para o ensino de história sobre Palmeira dos Índios/AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.425

Palavras-chave:

Ensino de história, História Local, povo Xukuru-Kariri

Resumo

Com esse artigo, pretendemos refletir sobre os desafios e possibilidades de uso do Museu Xucurus de História, Artes e Costumes, instituição localizada em Palmeira dos Índios/AL, enquanto formador de recursos didáticos para auxiliar e facilitar a compreensão do que a historiografia tem conceituado como “estudo da história local”. Desse modo, a partir de diálogos com outras áreas do conhecimento científico, buscamos analisar a instituição museológica citada como um lugar de memórias, percebendo os múltiplos discursos e intencionalidades que o moldam, apontando possibilidades de teorizações e metodologias aplicáveis ao uso do museu como produtor de conhecimentos e de estudos aplicáveis no(s) ensino(s) de História. Salientamos que nossas reflexões foram realizadas a partir de pesquisas documentais e bibliográficas, ancoradas em leituras sobre museus, ensino de história, estudos/ensino de história local e em discussões sobre História e memória em Palmeira dos Índios. Para tanto, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos de autores como: Ramos (2004), Chagas (2009), Meneses (1994), Nora (1997), Oliveira (2016), Torres (1973), Barbosa (2006), Peixoto (2019), dentre outros. Espera-se, portanto, que os estudos sobre as instituições museológicas e o cotidiano escolar suscitem outros debates historiográficos, considerando as atuações de atores que foram subalternizados nos arranjos sociais locais, como os indígenas Xukuru-Kariri, por exemplo.

Biografia do Autor

Brunemberg Silva Soares, Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios (SEMED)

Licenciado em História pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2013-2016). Durante o período de graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)(Linha - Cultura Poder e Identidades). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas - GPHIAL (2015 - atual). Professor efetivo na Rede Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL. Estudante do curso de Especialização em Estudos de História Local - Sociedade, Educação e Cultura (PGHL, lato sensu) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atua como professor convidado de História Geral no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLIND) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Desenvolve pesquisas sobre a os povos indígenas na história, principalmente nas temáticas: Identidade, Imagem e Representação.

José Adelson Lopes Peixoto, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Professor Titular na Universidade Estadual de Alagoas, leciona as disciplinas de Antropologia Cultural, Metodologia da Pesquisa de Campo, Técnica e Pesquisa em História e Os Índios na História. Coordena o Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas - GPHIAL e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em História - CLIND-AL. É Doutor (2018) e Pós doutor em Ciências da Religião (2020) Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em Antropologia (2013 - Universidade Federal da Paraíba - UFPB), Mestre em Ciência da Educação (Universidade Internacional de Lisboa - UIL). Especialista em Programação do Ensino de História (Universidade de Pernambuco - UPE), Licenciado em História (UNEAL). 

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Silva Soares, B., & Lopes Peixoto, J. A. (2023). O Museu Xucurus de História, Artes e Costumes como recurso didático para o ensino de história sobre Palmeira dos Índios/AL. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 2(1), 4–19. https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.425

Edição

Seção

Dossiê Temático (Re)existências indígenas no Brasil Republicano

Categorias