Desafios educacionais para indígenas Pankará diante da covid-19

.

Autores

  • Jason José da Silva Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Leny Maria de Souza Silva Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v1i2.359

Palavras-chave:

COVID-19, Educação, Pankará

Resumo

O Povo indígena Pankará concentra grande parte da sua população na Serra do Arapuá e na Serra da Cacaria, ambas localizadas no município de Carnaubeira da Penha – PE. Trata-se de Brejos de Altitudes situados na região do Semiárido onde os recursos hídricos são escassos, e historicamente disputados pelas populações indígenas e quilombolas frente ao avanço dos invasores em seus territórios. Ao longo do tempo tornando-se mais difícil o exercício de nossos costumes e práticas “tradicionais”, conforme afirmou Oliveira (2021). Porém, vemos na Educação uma das possibilidades de fortalecimento da nossa cultura e da nossa identidade.

 

Biografia do Autor

Jason José da Silva, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Professor Indígena no Território Pankará em Carnaubeira da Penha/PE. Licenciando em Química no IF-Sertão/PE-Campus Floresta.

Leny Maria de Souza Silva, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Indígena Pankará, habitando no território indígena em Carnaubeira da Penha/PE Licencianda em Química no IF-Sertão/PE-Campus Floresta.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Silva, J. J. da ., & Silva, L. M. de S. . (2022). Desafios educacionais para indígenas Pankará diante da covid-19: . Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 1(2), 108–114. https://doi.org/10.48017/rc.v1i2.359