ONG na produção de mudas no semiárido de Pernambuco: uma busca pela recuperação ambiental
Palavras-chave:
Caatinga, Conservação, Educação ambientalResumo
A Caatinga é um bioma marcado por intensos processos de degradação carecendo de estratégias mitigadoras para compensação como o cultivo de mudas. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de produção e aprofundar as discussões acerca da importância da produção de mudas nativas da caatinga para o semiárido do Nordeste brasileiro. O estudo foi realizado no Centro de Educação Ambiental do Semiárido de Pernambuco – CEASAPE, em Ibimirim - PE. Para obtenção dos resultados alcançados foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a problemática e análise documental do histórico da ONG, visitas técnicas para tomada de informações acerca das metodologias adotada na atividade desenvolvida pela sua equipe multiprofissional administrada pela ASSUVAM. Diante do exposto pode-se averiguar que o CEASAPE aproveita de maneira aceitável os mecanismos e utensílios para a atividade de produção de mudas, dentre eles a matéria-prima com foco na recuperação de áreas degradadas e paisagismo urbano para o município de Ibimirim e semiárido de Pernambuco. Com isso, conclui-se que a produção de mudas nativas é uma alternativa para recomposição das áreas antropizadas da caatinga e desenvolvimento sustentável do semiárido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Patrício Rinaldo dos SANTOS, Géssica dos Santos VASCONCELOS, Breno Leonan de Carvalho LIMA, Douglas Alberto da Silva OLIVEIRA, Ana Claudia FELINTO, Cícero Gomes dos SANTOS
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.