Impacto da alteração do uso do solo usando dados orbitais no baixo São Francisco
Palavras-chave:
Caatinga, Índices de vegetação, Degradação, Escassez de água, SemiáridoResumo
A quantificação e espacialização da degradação na superfície é um elemento essencial e valioso no planejamento de atividades agrícolas e no gerenciamento dos recursos hídricos e naturais de uma bacia hidrográfica. Alterações da superfície do solo, em diversos biomas trazem grandes implicações ao conforto humano e animal. Neste sentido, o monitoramento das mudanças da superfície através de imagens orbitais possibilita identificar a antropização de grandes áreas e seus impactos ambientais. o objetivo desse estudo foi avaliar os impactos da alteração do uso do solo ocorridos em área de vegetação de caatinga e área antropizada por sensoriamento remoto orbital em região semiárida de Pernambuco. O município de Petrolina foi selecionado para este estudo, localizado no estado de Pernambuco, região semiárida do Nordeste do Brasil. Para desenvolvimento do estudo foram utilizadas duas imagens Landsat-8 (05/10/2013 e 27/10/2015), processadas através do algoritmo SEBAL, responsável pela determinação dos parâmetros biofísicos à superfície terrestre. Foram gerados mapas temáticos, expressando a variabilidade dos parâmetros como, albedo e temperatura da superfície, e também os índices NDVI e SAVI. Os resultados mostraram aumento no albedo da superfície e diminuição nos índices de vegetação NDVI e SAVI. Também houve aumento na temperatura da superfície, evidenciando possível avanço na degradação dos recursos naturais. O monitoramento ambiental prévio no espaço e no tempo do semiárido é uma alternativa importante para mitigar tanto as mudanças ambientais causadas por ações antrópicas, como também nos cenários de seca, evitando principalmente um colapso dos recursos hídricos nestas regiões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Douglas Alberto de Oliveira SILVA, Jhon Lennon Bezerra da SILVA, Telliane Santos Salgueiro SILVA, Patrício Rinaldo dos SANTOS, Iug LOPES, Cícero Gomes dos SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.