Influência dos microrganismos eficazes (EM) inoculados em duas variedades de milho (Zea mays L.)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v14i1.350

Keywords:

Biofertilizante; Técnica sustentável; Agricultura familiar.

Abstract

O cultivo do milho possui uma grande importância econômica por ser um alimento, relativamente, com preço baixo, e podendo ser utilizado de diferentes formas, desde o consumo humano como também na alimentação animal. O objetivo deste trabalho foi avaliar o índice de velocidade de emergência de plântulas de milho inoculadas em diferentes concentrações de EM. O delineamento experimental foi empregue ao acaso, com 5 tratamentos (testemunha, 10%, 50%, 80% e 100%) e   4 repetições, contendo 10 sementes de cada variedade de milho (crioulo e híbrido), totalizando 400 unidades experimentais no ensaio. De acordo com cada tratamento, as sementes foram embebidas com o EM durante 5 minutos, 10 sementes por vez em 15ml do inoculante, nas concentrações de 10%, 50%, 80% e 100%, sendo que o tratamento testemunha foi imergido apenas em água. Não houve muita diferença significativa entre as sementes de milho inoculadas com microrganismos eficazes (EM) e o tratamento testemunha, entretanto, as menores concentrações apresentaram resultados mais satisfatórios que as maiores concentrações de EM.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lyslem Riquelem de ARAÚJO, Graduanda do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda no curso de licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID). Participante do grupo de pesquisa ECOSSISTEM na linha de pesquisa Microbiologia Ambiental. Atuante no Programa Residência Pedagógica (RP).

 

Published

2022-04-09

How to Cite

ARAÚJO, L. R. de, SILVA, M. M. R. da, SILVA, L. G. da, VITAL, B. C. L. ., & LOPES, E. A. P. (2022). Influência dos microrganismos eficazes (EM) inoculados em duas variedades de milho (Zea mays L.). Revista Ambientale, 14(1), 12–18. https://doi.org/10.48180/ambientale.v14i1.350

Most read articles by the same author(s)