Influência dos microrganismos eficazes (EM) inoculados em duas variedades de milho (Zea mays L.)
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v14i1.350Parole chiave:
Biofertilizante; Técnica sustentável; Agricultura familiar.Abstract
O cultivo do milho possui uma grande importância econômica por ser um alimento, relativamente, com preço baixo, e podendo ser utilizado de diferentes formas, desde o consumo humano como também na alimentação animal. O objetivo deste trabalho foi avaliar o índice de velocidade de emergência de plântulas de milho inoculadas em diferentes concentrações de EM. O delineamento experimental foi empregue ao acaso, com 5 tratamentos (testemunha, 10%, 50%, 80% e 100%) e 4 repetições, contendo 10 sementes de cada variedade de milho (crioulo e híbrido), totalizando 400 unidades experimentais no ensaio. De acordo com cada tratamento, as sementes foram embebidas com o EM durante 5 minutos, 10 sementes por vez em 15ml do inoculante, nas concentrações de 10%, 50%, 80% e 100%, sendo que o tratamento testemunha foi imergido apenas em água. Não houve muita diferença significativa entre as sementes de milho inoculadas com microrganismos eficazes (EM) e o tratamento testemunha, entretanto, as menores concentrações apresentaram resultados mais satisfatórios que as maiores concentrações de EM.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Licenza
Copyright (c) 2022 Lyslem Riquelem de ARAÚJO, Mirca Melo Rodrigues da SILVA, Luana Gomes da SILVA, Bruna Caroline Lima VITAL, Esmeralda Aparecida Porto LOPES
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.