ANALISE DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA SOBRE O MUNICÍPIO DE SANTANA DO MUNDAÚ - AL NOS DIAS 17 E 18 DE JUNHO DE 2010 POR MEIO DE DADOS DE ESTAÇÃO DE SUPERFÍCIE E IMAGENS DE SATÉLITE.
Palavras-chave:
Precipitação, Santana do Mundaú, CCMResumo
Nesse trabalho analisaram-se o comportamento da precipitação pluviométrica diária do mês de Junho de 2010 para o município de Santana do Mundaú, dando maior ênfase aos dias 17 e 18, dias esses que se destacaram pela destruição causada no município em virtude dos totais pluviométricos. Foram coletados dados horários observados em uma estação meteorológica que esta localizada no município de Santana do Mundaú, estado de Alagoas, os quais foram cedidos gentilmente pela Secretária de Recursos Hídricos e Naturais do estado de Alagoas (SERMARH-AL). Utilizaram-se, também, imagens realçadas do satélite GOES 10 disponíveis no site da Divisão de Satélite e Sistemas Ambientais (DSA/CPTEC/INPE). Apesar dos totais pluviométricos expressivos, um fator que pode ter contribuído na magnitude da destruição tenha sido a grande quantidade de água em poucas horas, que fez com que o principal rio que passa pela cidade o Rio Mundaú transborda-se causando tamanha destruição. Tal fato deveu-se ao desenvolvimento de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) que se formou no litoral do estado de Pernambuco, se intensificando sobre o continente e se deslocou até a parte sul do estado e parte norte de Alagoas, atingindo varias cidades da região da Zona da Mata em Alagoas onde se localiza a região de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Cristiano da Silva CARDOSO, Michelle da Silva CARDOSO, Iris Lisiê Gomes NETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.