Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.

Autores

  • Márcio Bezerra SANTOS
  • Flávia Silva DAMASCENO
  • Aline Silva BARRETO
  • Maria de OLIVEIRA
  • Loane Márzia Lopes COSTA

Palavras-chave:

Protozoários, Lactuca sativa, Feira livre, Consumidores

Resumo

Este trabalho identificou a ocorrência de cistos de protozoários presentes em alface (Lactuca sativa) comercializada na feira livre e em supermercados de Santana do Ipanema, Alagoas. Aplicou-se um questionário investigativo com os consumidores na feira livre da cidade, em cinco pontos de comercialização de alface, o que demonstrou que 59% dos entrevistados ingerem hortaliças diariamente. A alface é o vegetal mais consumido, representando 48%, e 1/3 dos pesquisados utiliza somente água no asseio das hortaliças. As amostras de alface foram coletadas nos mesmos locais de aplicação do questionário e submetidas ao método de sedimentação espontânea (Hoffman et al.,1934). A partir das análises parasitológicas, constatou-se que em 60% das amostras foram identificados parasitas pertencentes ao grupo dos protozoários como Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Os resultados observados corroboram um indicativo de alto risco de contaminação por enteroparasitas pelos consumidores de alface da cidade de Santana do Ipanema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

SANTOS, M. B., DAMASCENO, F. S., BARRETO, A. S. ., OLIVEIRA, M. de ., & COSTA, L. M. L. . (2009). Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil. Revista Ambientale, 1(1), 87–92. Recuperado de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)