Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.

Autores

  • Márcio Bezerra SANTOS
  • Flávia Silva DAMASCENO
  • Aline Silva BARRETO
  • Maria de OLIVEIRA
  • Loane Márzia Lopes COSTA

Palavras-chave:

Protozoários, Lactuca sativa, Feira livre, Consumidores

Resumo

Este trabalho identificou a ocorrência de cistos de protozoários presentes em alface (Lactuca sativa) comercializada na feira livre e em supermercados de Santana do Ipanema, Alagoas. Aplicou-se um questionário investigativo com os consumidores na feira livre da cidade, em cinco pontos de comercialização de alface, o que demonstrou que 59% dos entrevistados ingerem hortaliças diariamente. A alface é o vegetal mais consumido, representando 48%, e 1/3 dos pesquisados utiliza somente água no asseio das hortaliças. As amostras de alface foram coletadas nos mesmos locais de aplicação do questionário e submetidas ao método de sedimentação espontânea (Hoffman et al.,1934). A partir das análises parasitológicas, constatou-se que em 60% das amostras foram identificados parasitas pertencentes ao grupo dos protozoários como Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Os resultados observados corroboram um indicativo de alto risco de contaminação por enteroparasitas pelos consumidores de alface da cidade de Santana do Ipanema.

Downloads

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

SANTOS, M. B., DAMASCENO, F. S., BARRETO, A. S. ., OLIVEIRA, M. de ., & COSTA, L. M. L. . (2009). Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil. Revista Ambientale, 1(1), 87–92. Recuperado de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)