Viabilidade do uso de diferentes técnicas agrícolas para a cultura de tomate (Solanum lycopersicum L.)
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v15i3.501Palavras-chave:
Manejo, Produção de tomate, Técnicas agrícolasResumo
O tomate é um dos cultivares mais plantados e consumidos no mundo, sendo utilizado em diversas preparações culinárias. O cultivo do tomate é exigente no que se trata de uso de água e nutrição do solo, sendo necessário a implementação de manejo de prevenção, controle e manutenção do plantio. Diferentes técnicas são utilizadas no cultivo do tomate como ferramenta para o desenvolvimento e qualidade do fruto. Nesse contexto, o presente estudo objetivou avaliar na literatura científica quais são as principais técnicas agrícolas descritas e sua viabilidade na melhoria da produção e qualidade dos frutos de tomate. Optou-se por realizar uma revisão integrativa de literatura. Os estudos foram recuperados nas bases de dados Embase, Scopus e Embase. Após a seleção criteriosa 10 artigos foram selecionados para compor a revisão. Com a análise dos artigos que compõem a amostra final da revisão, foi possível observar que técnicas de adubação e fertilização do solo para o cultivo de tomates são as mais utilizadas, com destaque para o uso de vermicompostos que possibilitam a maior captação de nutrientes como o nitrogênio e o fósforo, aumentando a produtividade e a qualidade do fruto. Vale ressaltar, o uso de fertilizantes foliares e de controle da irrigação que possibilita o melhor desenvolvimento das plantas. As técnicas descritas na literatura demonstrassem eficazes e viáveis para o desenvolvimento da cultura de tomate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Rony da Silva Pereira Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.